Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Dora Câmara, diretora comercial do Instituto Ibope, deu a entender que não há a necessidade de uma nova instituição medindo audiência o Brasil.
Câmara afirmou que os dados sobre a audiência da TV brasileira são “superconsistentes” e que o mercado sabe disso, e que não tem dinheiro ou espaço para manter uma segunda empresa fazendo a mesma medição.
"Eu acho que a Nielsen (empresa portuguesa que pretende medir audiência no Brasil) é um baita instituto¸ tem profissionais ótimos, mas a verdade é que, se eles fizerem uma pesquisa com todo cuidado possível, com toda tecnologia e pessoal necessários, sabe o que vão encontrar: os mesmos resultados que o ibope tem hoje", disse, em entrevista.
Sobre o fato da Record e outras emissoras, como SBT, se mobilizarem pela entrada de um segundo instituto, e desconfiarem constantemente dos resultados apresentados, ela afirma ser algo compreensível.
"Quem não está em primeiro lugar (em audiência) sempre vai tentar criar ou desejar uma segunda opção", diz.