O Planeta TV

Conheça a família de Abner, o protagonista de "Morde & Assopra"

por jeferson, em 16/02/2011


A família de Abner - TV Globo/Bob Paulino

Abner (Marcos Pasquim) vive nas terras de sua família há anos. Mais do que amor pelo pedaço de chão onde nasceu e foi criado, é dali que o fazendeiro tira o seu sustento. Dependem dele sua mãe, dona Hortência (Walderez de Barros), uma tradicional mulher do campo, rústica mas cuidadosa com sua família; e sua irmã, Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha), uma jovem que ama o lugar onde nasceu mas tem ideias moderna demais para os padrões de seus parentes. Viúvo, Abner também precisa garantir o futuro de sua filha, a pequena Tonica (Klara Castanho). Como em toda fazenda, eles têm a companhia dos animais de estimação: o vira-lata Dragão e a vaquinha Coração, o xodó da menina Tonica.

Na propriedade do fazendeiro, vivem também a cozinheira, Dinorá (Ana Rosa), seu marido, Nivaldo (Claudio Jaborandy) e os filhos Josué (Joaquim Lopes) e Daniel (Guilherme Nasraui), que ajudam na lavoura. Abner também conta com a ajuda de Bento (Cosme dos Santos) e sua esposa Marli (Daniela Fontan). Além de amigos do viúvo, eles são pais de Nelsinho (Jorge Amorim Ramos), melhor amigo de Tonica, e tios de Maria João (Jurema Reis), que mora na fazenda, mas faz questão de mostrar que é uma mulher da cidade. Concursada, ela trabalha na Prefeitura de Preciosa.

Juntos, eles lutam para preservar a fazenda, que está ameaçada. Abner recebeu um ultimato e precisa pagar ao banco uma dívida que fez, anos atrás, para cuidar da saúde de sua falecida esposa. A única forma de garantir a posse das terras é fazer com que a próxima colheita de café seja suficiente para quitar a dívida. A tarefa poderia ser um desafio apenas para os lavradores, mas há muito interesse pelas terras de Abner. O Prefeito Isaías (Ary Fontoura) e sua esposa Minerva (Elizabeth Savalla) mal podem esperar pela oportunidade comprar a propriedade a preço de banana. Por sua vez, Júlia (Adriana Esteves) quer escavar o local à procura de fósseis que comprovem a existência de uma nova espécie de dinossauro. Ao que tudo indica, a salvação de sua carreira está embaixo dos pés de café de Abner. Sem poder oferecer uma recompensa maior do que o reconhecimento científico, a paleontóloga insiste na busca pelo Titanossauro, enquanto o fazendeiro, sua família e amigos fazem de tudo para impedi-la.

"Morde & Assopra" é uma obra de Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Rogério Gomes.


Deixe o seu comentário