O Planeta TV

Bruno Luperi, autor de Pantanal, celebra aceitação do público e descarta spin-offs

'Essa história tem um ponto final muito bem estabelecido', diz o dramaturgo no Conversa com Bial.

por Redação, em 09/07/2022

Bruno Luperi, autor de Pantanal, celebra aceitação do público e descarta spin-offs
[creditos=Bruno Luperi. Foto: Reprodução/TV Globo

Pantanal permanece entre as novelas mais bem sucedidas da dramaturgia e Bruno Luperi, autor da versão atual, está com a sensação de dever cumprido (mas que ainda não acabou). O dramaturgo tinha uma grande responsabilidade nas mãos ao adaptar a obra de Benedito Ruy Barbosa e falou sobre a experiência no Conversa com Bial.

Acompanhado de Marcos Palmeira, Bruno se diz surpreso com a aceitação do público e como a trama conversa com diversas gerações ao mesmo tempo:

"A nossa adaptação começa onde a primeira versão terminou. A gente estará a mesma estrada e é sensacional ver como o público entendeu isso, como a gente conseguiu traduzir isso em espírito..."

Marcos Palmeira, que interpretou Tadeu na primeira versão e atualmente dá vida a Zé Leôncio, concorda: "As pessoas sabem mais da novela do que a gente. O público viu tanto a novela que eles têm a profundidade da história."

"Eu sabia que ia dar certo, mas não esperava que fosse um sucesso tão grande. E o interessante é que uma [versão] não sobrepôs a outra. Parece que elas caminham paralelas..."

Ao ser questionado por Pedro Bial se Pantanal pode se tornar uma série ou filme, Bruno descarta e acredita que a trama de Zé Leôncio e companhia tem começo, meio e fim bem definidos:

"Eu acho que a história como um todo já está bem contada. Enquanto autor, a gente tem que ter a humildade de reconhecer quando o final chega. E essa história tem um ponto final muito bem estabelecido."

E um remake daqui 20 ou 30 anos? Aí a conversa é diferente: "Vai ser um baita de um prazer [revisitar a trama]. Espero estar aqui para ajudar porque é uma história espetacular, universal e atemporal. Mas acho que já cumpri o meu ofício de dramaturgo."


Deixe o seu comentário