O Planeta TV

Rio 2016: Cerimônia de Abertura rendeu melhor audiência desde Atlanta 1996

Globo liderou com 31 pontos. Confira audiência do evento nos Estados Unidos.

por Sergio Gustavo, em 08/08/2016

O público brasileiro prestigiou a transmissão da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas do Rio, que alcançou o melhor índice desde o a edição de 1996, em Atlanta. Segundo dados da Kantar Ibope Media, a Globo liderou com 31 pontos de média na Grande São Paulo. A Record, que contou com a participação inusitada de Fábio Porchat, ficou em terceiro lugar (7 pontos). A Band manteve a quarta colocação (4 pontos), enquanto o SBT, que não transmitiu a cerimônia, ficou na vice-liderança (9 pontos). 

Os últimos jogos - Londres 2012 - foram transmitidos com exclusividade pela Record, que ficou em segundo lugar naquela ocasião. Exibida entre 17h e 20h49, a transmissão marcou marcou 8 pontos de média para a emissora, enquanto a Globo liderou com 23. Na Olimpíada anterior, em Pequim, a cerimônia exibida pela Globo marcou 19 pontos de média, exibida entre 9h e 13h.

Já nos Jogos de Atenas 2004, o evento de abertura rendeu 26 pontos para a Globo na Grande São Paulo, exibido entre 14h45 e 18h10.

Audiência nos EUA

A NBC - ona dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos - até tentou convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) a alterar a ordem de entrada da delegação americana. A emissora pediu que o critério usado fosse o nome do país em inglês (United States) e não em português, na intenção de segurar o público durante a longa apresentação das delegações. A solicitação foi negada e a cerimônia registrou audiência abaixo da expectativa. 

O evento atraiu 26,5 milhões de espectadores, 35% a menos do que em Londres 2012, quando a NBC registrou recorde com 40,7 milhões de espectadores. Ainda assim, o evento foi o segundo mais assistido deste ano, atrás, apenas, do Oscar. A festa de Atenas 2004 mantém o recorde negativo das últimas cerimônias e foi assistida por 25,4 milhões de pessoas.

A Cerimônia

O evento, elogiado em todo o mundo, apresentou momentos emocionantes, como Fernanda Montenegro e Judi Dench dividindo a leitura do poema "A Flor e a Náusea", do mineiro Carlos Drummond de Andrade. Elza Soares, Gisele Bündchen, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho foram outros destaques.

A Cerimônia de Abertura da Rio 2016 foi elaborada por Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington.


Deixe o seu comentário