O Planeta TV

André Di Biase estréia na Record em "Caminhos do Coração"

por jeferson, em 18/08/2007


Quando recebeu a primeira ligação de Tiago Santiago sobre Caminhos do Coração, a nova trama da Record, André Di Biase viu que sua vida profissional teria uma reviravolta.
» Veja a foto ampliada

O ator, que dará vida ao mau-caráter Aristóteles, já estava cansado de viver Vinícius em Malhação desde 2001 e sentia a necessidade de experimentar outras coisas na TV.

"A novela tem mutações genéticas, romance, aventura e clima policial, mas precisava de um pouco de humor para equilibrar", afirma Di Biase.

Foi com esse discurso que Santiago conseguiu fazer com que Di Biase, ao término de seu contrato com a Globo, em janeiro, informasse à emissora que estava mudando de casa. "Eles entenderam. Já saí da Globo antes e foi tudo bem", diz.

Na história, o ator interpreta um homem que, depois do assassinato do irmão mais velho, só pensa em garantir seu futuro faturando a herança. Mas, para isso, ele tem que enfrentar a cunhada Irma, personagem de Patrícia Travassos.

Sua rival é casada com Platão, interpretado pelo ator Ricardo Petraglia, que vive tentando faturar o dinheiro deixado pelo morto. Segundo Di Biase, os dois serão responsáveis por alguns dos momentos mais engraçados da novela.

"Eles brigam feito cão e gato. O legal é que eu e a Patrícia nos conhecemos há décadas, trabalhamos juntos algumas vezes e temos uma química boa para a comédia", avalia.

A primeira preocupação do ator antes de começar a gravar Caminhos do Coração foi, ao lado do autor, encontrar um visual que não lembrasse seu último personagem. E, depois de algumas idéias, eles encontraram a solução em uma prótese para esconder a calvície característica do ator. O resultado, por enquanto, já deu certo.

"Eu saio na rua e nem todo mundo reconhece. Ficou mais difícil aquela associação rápida ao André Di Biase. Acho que vai funcionar bem no ar", opina.

O ator faz questão de deixar claro que não se trata de uma peruca. A prótese é colada e não o atrapalha em suas atividades de lazer. "Consigo surfar, jogar vôlei, fazer tudo normalmente", explica o ator, que tem orgulho em dizer que já completou 50 anos.

Famoso por sua atuação como o aventureiro Lula do seriado Armação Ilimitada, ele acabou ficando marcado por personagens que ficaram em sua vida por mais tempo que o planejado.

Aconteceu na série, que durou de 1985 a 1990, em Malhação, de 2001 a janeiro de 2007, e no filme Menino do Rio, que ganhou uma continuação nos cinemas.

"Não sei se é sorte, mas alguns papéis insistiram em não me largar", diverte-se.

Mesmo com a brincadeira, ele ainda lembra com saudade do tempo em que gravava Armação Ilimitada e chega a se emocionar quando se lembra que o projeto de exibir na TV uma produção independente idealizada por ele e pelo amigo e colega de trabalho Kadu Moliterno não deu certo.

Os dois pediram demissão da Globo e começaram a produzir um seriado próprio. Chegaram a deixar dois episódios prontos, mas o Plano Collor confiscou o dinheiro que os dois pretendiam usar e o sonho acabou ali.

"Pensamos em tentar produzir um longa-metragem, mas a época não era boa para o cinema nacional", recorda.

O sonho de produzir um seriado ou um programa que misture aventura e jornalismo, outro projeto do ator, pode não estar tão distante. Di Biase assinou contrato com a Record por três anos e pretende, no futuro, conversar com a direção da emissora para tentar emplacar alguma de suas idéias.

Mas, por enquanto, prefere se dedicar à teledramaturgia e esperar o momento certo para se arriscar em outro campo.

"Temos que ter cuidado e subir um degrau de cada vez. Estou curtindo fazer essa novela e acho que vou me divertir muito até o final. Depois, paro e penso no resto", conclui.

Caminhos do Coração está prevista para estrear em 28 de agosto.


Deixe o seu comentário