Na última terça-feira (26), os advogados do autor Benedito Ruy Barbosa ajuizaram novo recurso, no Tribunal de Justiça de São Paulo, para suspender a reexibição de Pantanal, no ar desde o dia 9 de junho, no SBT.
O novo recurso foi feito após mais uma derrota do autor, em função do Juiz da Primeira Vara Cível de Osasco ter indeferido o pedido de liminar de suspensão da exibição da novela pelo SBT. Apesar da derrota, o juiz recebeu a ação, determinando que a emissora responda ao processo e comprove que detém os direitos de exibição da trama, exibida pela primeira vez em 1990, na extinta TV Manchete.
Segundo um dos advogados do novelista, José Carlos Costa Netto, o recurso deverá ser julgado pela 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, a qualquer momento. Essa nova decisão, denominada Acórdão , determinará se a novela sai ou não do ar.
O SBT alega que possui as cópias em VHS da novela, adquiridas durante um leilão da massa falida do ex-canal dos Bloch, e teria o direito de exibição. Já os advogados de Benedito afirmam que a simples aquisição das fitas originais da massa falida (Manchete), não confere esses direitos.
Os advogados já entraram duas vezes com o pedido, para impedir a exibição.
Pantanal, que tem dado ótimos 15 pontos de audiência, apresenta uma história que, na época de seu lançamento, conseguiu abalar a audiência da Globo, que exibia Rainha da Sucata, de Silvio de Abreu.