O Planeta TV

TV Globo inicia suas transmissões digitais no Rio de Janeiro

por jeferson, em 12/06/2008

Seguindo o cronograma nacional de implantação do sistema digital, segunda-feira, dia 16, será a vez de a emissora da TV Globo no Rio de Janeiro iniciar as suas transmissões com a nova tecnologia. Diretamente do Jornal Nacional será feita a inauguração da antena e do transmissor exclusivos para a TV Digital.

O primeiro programa a que o carioca poderá assistir com a nova tecnologia será a novela A Favorita, produzida totalmente em alta definição (HD) – com uma qualidade de imagem seis vezes superior. E ainda nessa noite o telespectador assistirá ao filme da Tela Quente, também em HD.

Com a TV Digital toda a programação da TV Globo terá imagem e som transmitidos com definição muito superior, além de mobilidade, portabilidade e, em breve, interatividade. Além disso, há a possibilidade de assistir às produções no formato HD (alta definição).

Atualmente a TV Globo exibe nacionalmente aproximadamente 13 horas semanais de conteúdos em alta definição, entre eles filmes, futebol, A Favorita, A Grande Família, Dicas de um Sedutor, quadros do Fantástico, eventos como Carnaval, Criança Esperança e Olimpíadas e algumas edições do Globo Repórter.



Para o segundo semestre deste ano está previsto o início das transmissões digitais em mais 12 afiliadas da TV Globo e, em 2009, os telespectadores das principais cidades brasileiras passarão a desfrutar da nova tecnologia.

A TV Digital

A transmissão digital começou na cidade de São Paulo em dezembro de 2007 e, até 2016, será estendida a todo Brasil. A evolução no processo de transmissão - de analógica para digital - oferecerá uma experiência muito mais rica ao telespectador gratuitamente. As imagens, por exemplo, não terão mais “fantasmas”, ruídos e interferências. Já os programas gravados em HD serão assistidos no formato tela ampla (16X9), que é mais adequado à visão.

Outra vantagem do sistema digital é a possibilidade de ver televisão em celulares e televisores portáteis. Essas facilidades dão mobilidade ao telespectador que passa a acompanhar seus programas favoritos a caminho do trabalho - seja em transportes coletivos ou em carros.

A interatividade é outra facilidade que em breve estará à disposição. Aplicações interativas serão desenvolvidas e permitirão consultas de conteúdos específicos, entre outras ferramentas de comunicação, fazendo com que o hábito de assistir à televisão seja ainda mais prazeroso


Deixe o seu comentário