O Planeta TV

Transmissão oficial da TV Digital começa hoje, mas sistema demora a pegar

por jeferson, em 03/12/2007

A TV Digital começou a virar realidade a partir de ontem(02/12). A estréia é em São Paulo, levando maior qualidade de som e imagem às transmissões. O Rio de Janeiro vai ter que esperar até abril, quando a tecnologia chega por aqui. Até 2016, todas as emissoras estarão trabalhando com o sinal digital, abolindo o analógico.

No ‘Fantástico’, estréia a série ‘Mundos Invisíveis’, com o físico Marcelo Gleiser, totalmente gravada em ‘high definition’ (alta definição). Os avanços tecnológicos da ciência com o passar dos anos dão rumo ao quadro. “A idéia é mostrar, através de uma construção histórica, como o conhecimento da matéria levou às conquistas tecnológicas modernas”, explica Gleiser.

O SBT comemorou o início da TV Digital exibindo hoje, logo depois da cerimônia de estréia do novo sistema de transmissão, o épico ‘Alexandre — O Grande’, de Oliver Stone. Já a Record vai de ‘Garfield, O Filme’, às 22h.

Apesar de toda a preparação por parte das emissoras para o novo sistema, que já estão produzindo suas atrações em ‘high definition’, as melhorias prometidas pela TV Digital só poderão ser conferidas se o telespectador tiver televisão totalmente em alta definição ou o decodificador para o sistema. Ambos aparelhos são caros: a TV, a partir de R$ 4 mil; o decodificador, em torno de R$ 700.


Deixe o seu comentário