
A série The White Lotus estreou em 2021 pela HBO e se passa em um resort de luxo fictício, pertencente à rede White Lotus. Cada temporada apresenta um novo grupo de hóspedes, com histórias entrelaçadas que revelam segredos sociais, segredos pessoais e críticas sobre temas como privilégio, poder e desigualdade.
De acordo com levantamento da Nexus, especializado em pesquisas e inteligência de dados, The White Lotus é a terceira produção de streaming mais popular nas redes sociais em 2025. Ela recebeu 401 mil interações, com 6,1 mil publicações, 7,7 mil comentários e 78 milhões de alcance potencial. Com 902 postagens, o pico de menções foi registrado logo após o lançamento da terceira temporada da série.
Todas as temporadas foram filmadas nas redes de hotéis Four Seasons, que na série são chamadas de White Lotus. A primeira, vencedora do Globo de Ouro de melhor minissérie, foi produzida em um resort no Havaí.
A sequência aconteceu no Palácio de São Domingos, um antigo mosteiro do século 13, na Sicília. Por fim, a terceira temporada passa em um resort localizado em Tailândia.
Com todo o engajamento e com o sucesso tão expressivo da produção, segundo dados do Expedia Group , publicados pela Variety , houve um aumento específico nas buscas por hotéis nas regiões em que a série foi filmada logo após a exibição dos episódios.
Esse fenômeno não é recente, pois tramas ambientais em hotéis sempre despertaram o interesse do público, seja pela ideia de fuga da rotina, pelos encontros inesperados entre desconhecidos ou pelas dinâmicas que esses espaços excluídos.
No Brasil, essa ambientação já serviu de pano de fundo para diversas novelas e séries, explorando o microcosmo social que os hotéis representam.
A novela Pega Pega, exibida pela TV Globo em 2017, é um exemplo marcante. A trama gira em torno de um roubo milionário dentro do hotel fictício Carioca Palace, no Rio de Janeiro. Com elementos de comédia, romance e investigação, a novela mostra como o crime afeta a vida de funcionários e hóspedes, revelando as diversas camadas sociais que transitam por ali.
Outro título da teledramaturgia nacional é Salve-se Quem Puder (2020-2021), que, apesar de não se passar inteiramente em um hotel, tem momentos decisivos ocorridos em um resort no México.
Na história, os protagonistas testemunham um crime e precisam mudar de identidade, o que dá início a uma trama cheia de reviravoltas. O hotel, nesse caso, funciona como o ponto de partida para toda a ação que se desenrola ao longo da novela.
Já Mania de Você , que estreou em 2024 na faixa das nove da TV Globo, trouxe novamente o ambiente hoteleiro como cenário central. Com locações em Angra dos Reis e Portugal, a novela explora temas como rivalidade, ambição e relações familiares, tendo como ponto de encontro um hotel de luxo.
Partindo para o cenário internacional, um exemplo de produção que gira em torno de um hotel é Gran Hotel , série de televisão espanhola de gênero misterioso e dramático. Lançada em 2011, com atualmente 3 temporadas, ela conta a história de um jovem que vai visitar sua irmã em um hotel, e ao chegar, descobre que ela está desaparecida, após ser e xpulsa por um suposto roubo.
Então, não é à toa que as séries instigam a curiosidade dos telespectadores para conhecerem os hotéis que fizeram parte dessas histórias. As produções transformam o cenário em um personagem por si só, contribuindo para a ambientação e o clima da trama. Ao mesmo tempo, despertam o desejo do público em vivenciar, mesmo que por alguns dias, o universo ficcional apresentado nas telas.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!