O Planeta TV

Rede Globo perde processo por plágio de "Aquarela do Brasil"

por jeferson, em 06/03/2008

A escritora Eliane Ganem venceu ação movida contra a Rede Globo e o autor de novelas Lauro César Muniz por plágio da minissérie "Aquarela do Brasil", que foi ao ar em 2000.

A escritora deve receber R$ 100 mil por danos morais, além do mesmo valor pago a Muniz pela obra. Apesar da decisão favorável, Eliane recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) pedindo aumento da indenização. A Rede Globo também entrou com recurso no Tribunal de Justiça.

Eliane registrou a minissérie na Biblioteca Nacional, no ano de 1996. Depois, enviou a proposta de mininovela de 60 capítulos para três emissoras: SBT, Globo e a extinta Manchete.

Ela argumenta que, apesar de a minissérie veiculada pela Globo não ser exatamente igual a sua, alguns dos personagens e outros elementos importantes da obra são absolutamente idênticos.

O perito contratado pela escritora, o advogado Jaury Nepomuceno, identificou 32 semelhanças entre o argumento dela e a história que a Globo levou ao ar.

Segundo informa o jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira (06), a Globo negou o plágio. Alegou que a minissérie foi escrita por Muniz em 1986.

Fonte: Portal da Imprensa


Deixe o seu comentário