Adamastor (Everaldo Pontes) vai arrancar Zé Paulino (Sergio Guizé) dos braços da morte na novela.
Um ancião vestindo capa e chapéu, misterioso e mal-encarado, sairá do meio do mato sem dar explicações de onde veio. A descrição bate com o Velho do Rio (Osmar Prado) de Pantanal, mas, na verdade, o personagem é de Mar do Sertão. Adamastor (Everaldo Pontes) será o responsável por salvar a vida de Zé Paulino (Sergio Guizé) após um acidente na novela das seis da Globo.
O mocinho partirá para cumprir um pedido do coronel Tertúlio (José de Abreu) em cenas que irão ao ar nesta terça-feira (30), mas a viagem será interrompida bruscamente. Uma tempestade enlameará as estradas e atrapalhará a visão dos viajantes --Tertulinho (Renato Góes) também terá acompanhado o rival na expedição.
Mas o rapaz terá sobrevivido à tragédia. O "Velho do Rio" do sertão encontrará o mocinho entre a vida e a morte, estirado e abandonado no chão. Ele recolherá o jovem, irá levá-lo ao hospital e até se disporará a procurar pelos parentes dele --quando for encontrado, o acidentado estará sussurrando o nome da noiva e de Canta Pedra.
O cuidador misterioso conseguirá localizar a sogra do rapaz, Dodôca (Cyria Coentro), mas a mulher acabará morta antes de espalhar que o genro está vivo. Para piorar, Adamastor descobrirá que o rapaz terá perdido a memória quando ele finalmente acordar. Assim, ele fingirá não saber nada do passado do rapaz e deixará com que ele siga sua vida.
Dez anos se passarão, e o homem se lembrará de Tertulinho --que terá descoberto após o acidente que o rival não terá morrido. O playboy do agreste terá escondido essa informação da cidade inteira.
Pior: terá contratado um agiota para falsificar o atestado de óbito do inimigo e até desligado os aparelhos no hospital que manterão o vaqueiro vivo logo após o resgate. Assim, quando a memória do peão finalmente voltar, ele estará com sede de vingança.
Informações do Notícias da TV, do Portal UOL.