O Planeta TV

Globo corta cena homofóbica de "A Favorita" após entrar na mira do Ministério da Justiça

Ministério da Justiça recebeu denúncia do SBT contra a Globo pelo conteúdo sensível de A Favorita:

por Micael Constantino, em 14/09/2022

Globo corta cena homofóbica de "A Favorita" após entrar na mira do Ministério da Justiça

Globo cortou uma sequência da novela "A Favorita" em que a vilã Flora (Patricia Pillar) faz um sorriso sarcástico em que ela observa Orlandinho (Iran Malfitano) dançando e requebrando na festa do chá de bebê do filho que Maria do Céu (Deborah Secco) espera.

A cena foi suprimida devido ao fato da novela está sendo monitorada pelo Ministério da Justiça, órgão do Governo Federal, após o SBT fazer uma denúncia alegando que a classificação indicativa da novela não é coerente pelo conteúdo que é apresentado na edição da reprise.

 Recentemente, A Favorita perdeu o selo +12 e ganhou o selo +14 mesmo. Globo recorreu mas o órgão deixou a classificação como era antes.

A Globo se manifestou defendendo que a novela editada para atender a faixa em que é apresentada, e que as cenas mais complexas possui as devidas edições para que se enquadre nas diretrizes da classificação etária. Em sua defesa, alegou que o órgão analisou a edição na íntegra disponível no Globoplay ao invés da edição que é veiculada nas tardes.

Por mais que a novela sofra nova classificação, a emissora não terá prejuízos pois em 2016, o STF derrubou a obrigatoriedade em que o programa com determinada classificação deveria ser veiculado em um horário específico determinado; atualmente qualquer programa pode ser veiculado em qualquer horário da TV aberta.

Com informações do Notícias da TV (UOL).


Deixe o seu comentário