O Planeta TV

Dennis Carvalho comenta a mudança no comportamento do público

"As pessoas ficam chocadas com coisas que não chocavam antigamente", diz o diretor de Babilônia

por Sergio Gustavo, em 26/05/2015
Publicidade

Foto: Reprodução/Globo News

Dennis Carvalho é o convidado de hoje do Ofício em Cena (Globo News). O diretor de Babilônia, que vem enfrentando um dos maiores desafios de sua carreira devido à rejeição de parte do público à novela das nove, comentou sobre a mudança no comportamento do público de telenovelas.

"Acho que estamos atravessando, no Brasil, um momento muito complicado, de transição. Estou falando em termos de espectador, de público. Nós estamos no século 21, no ano de 2015 e, de repente, as pessoas ficam chocadas com coisas que não chocavam antigamente", disse Dennis, que também, segundo o jornal Extra, ressaltou a importância de lembrar que o gênero é criado para o entretenimento: "A novela no Brasil ganhou uma importância tão grande que passou a ser uma palavra sagrada, e não é. Temos que voltar atrás e ver que isso é entretenimento. Se não, será colocada em cima da gente, da novela, a responsabilidade de decidir as coisas do país".

O Ofício em Cena vai ao ar hoje, 26, às 23h30, e tem apresentação da jornalista e atriz Bianca Ramoneda.


Deixe o seu comentário


Publicidade


Comentários (9) Postar Comentário

Leandro comentou:

Concordo com o diretor que novela é entretenimento, nada mais. Mas discordo com veemência quanto a afirmação de que "de repente, as pessoas ficam chocadas com coisas que não chocavam antigamente". Isso não é verdade. As pessoas sempre ficaram chocadas com as mesmas coisas. Todavia, esse choque só está sendo percebido agora, pois só no ano de 2015 as coisas tidas como chocantes foram colocadas na televisão. A reação do público é a mais natural possível: Não ver aquilo que os choca.

Vinicius comentou:

Diretor pao cm ovo a isso tudo q ele falou resuta em a novela e um fracaaaaaaaaaso

dilson comentou:

Tem coisas que não precisa por em novelas .

Leitor Televisivo comentou:

Concordo também que novela é apenas um produto de entretenimento, não se deve levar a sério. Entretanto, tem influências no comportamento social, em especial nas pessoas que não possuem senso crítico de realidade. Eu acho graça quando autores, diretores e atores jogam a bola do fracasso para o público (ou é porque o mesmo não entendeu a trama, ou é porque ficou careta etc), não! O público se tornou mais crítico talvez, não é qualquer história manjada, com algumas cenas de ação que pega engrena e atinge 40 pontos, atualmente é preciso mais do que isso. Sem contar que as novelas atuais, investem mais em tecnologia do que em conteúdo. Ficou tudo muito plastificado, com cara de filme, a impressão que se dá é que perdeu a identidade. Imagens escuras, cinzentas, tramas violentas e pesadas. Fico imaginando se a novela "A Próxima Vítima" tivesse sido lançada agora, com certeza pareceria um filme de serial killer, tudo seria mais soturno do que em sua exibição original, isso afugentou e virou alvo de críticas para o público. Graças a Deus existe o Canal Viva.

Hugo comentou:

Na verdade hoje há um público que assiste novelas que não assistia nos ano 80 e 90 , esse público tende a ser mais conservador, as pessoas das classes mais abastadas e com maior acesso à cultura não se chocam com os temas mais polêmicos, porém, migraram para tv paga e internet. Acredito que as emissoras terão que se adaptar e colocar temas amenos e com isso as novelas perderão a graça, pois a maior característica das novelas brasileiras é a discussão de temas polêmicos e diferentes, se isso acabar as novelas ficarão muito água com açúcar, daí eu deixarei definitivamente de assisti-las e migrarei para as séries gringas...uma pena!

Fernando Oliveira comentou:

Realmente o Dennis tem razão. As pessoas devem entender que novela é ficção, não é realidade ou o retrato desta. Portanto, precisam sentar na frente da TV para um diversão, mesmo que esta tem que ser à custa da vilania das personagens. A cabeça do público está mesmo retrocedendo. Uma Vale Tudo provavelmente seria rejeitada hoje na TV aberta!

BE comentou:

O público ficou mais conservador, estranho é pq antigamente quando o Gilberto Braga passou por rejeição em O dono do Mundo, eles trataram de encher a próxima novela Pedra sobre Pedra de nudez, insinuação de sexo, texto com duplo sentido e o pessoal aceitava não achava que era imoral e tal pq era uma novela popular, até masturbação foi mostrado nos primeiros capítulos. Em Barriga de Aluguel as 6 da tarde foi mostrado nos primeiros capítulos o personagem do Victor Fasano tomando banho com a bunda de fora e isso ás 6 da tarde. As novelas de antigamente eram bem mais escandalosas do que as de hj em dia, não se comparam, tinha mais violência, nudez. A novela mais violenta exibida nesse horário foi A favorita com uma psicopata assassinando e aterrorizando geral o engraçado que o público aplaudiu e aceitou numa boa, as outras tiveram violência mais em capítulos alternados. A novela Babilônia ficou confusa agora fica só naquela briguinha d Ines e Beatriz, não tem um personagem que vc pode torcer, a Camila Pitanga foi totalmente mudada, de barraqueira ela ficou calminha e o romance com Vinicius só fica na mesma, Alice também não caiu nas graças do publico, outros personagens sumiram da novela, está bem confusa.

Márcia Carvalho Sales comentou:

Eu assisto novelas há anos e não costumo me escandalizar com nada. O que me faz desistir da novela é a falta de naturalidade... Mocinha com excesso de bondade ou vilões exagerados que não convencem.

Juracy comentou:

O que acontece de verdade é que as pessoas estão cansadas de ver o mesmo elenco. Termina novela, começa novela e é sempre as mesmas caras. Por isso muitos trocam de canal, a procura dos seus ídolos.
Outro grande problema é que a globo, autores e diretores não escutam os que os telespectadores estão querendo ver na tv, quem eles querem de volta.
Vejo em todos os blogs fãs implorando a escalação da atriz Lucélia Santos, fizeram campanha, apelos e muito mais e no entanto, nada acontece.
Não conheço muita coisa da Lucélia Santos. Lembro dela em Malhação 2001 e gostei muito da atuação dela fazendo uma médica. Depois disso a vi em novela da record e rede tv.
Se a globo a escalar para alguma novela, já terá audiência de milhares de fãs da atriz. Eu mesmo vou querer vê-la na telinha.


Publicidade

Veja também

Publicidade