O Planeta TV

Juiz proíbe que apresentador do "Balanço Geral", da TV Record, emita opinião

por jeferson, em 28/08/2008


O juiz da 76ª Zona Eleitoral, Pedro Henriques Alves, determinou que a TV Record e o apresentador do programa "Balanço Geral", Alexandre Tadeu, não emitam opiniões pessoais a respeito de questões políticas durante o período eleitoral, segundo informações do site Folha da Manhã.

O magistrado atendeu ao pedido da coligação "Coração de Campos", do candidato a prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), Arnaldo Vianna (PDT), em função de declarações dadas na última sexta-feira (22) por Tadeu, sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo vice-prefeito Roberto Henriques, em 16 de abril, o isentando de responsabilidade no corte de 40% dos servidores terceirizados da Prefeitura.

O apresentador leu uma nota da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, que narrava fatos relativos à demissão dos 40% de terceirizados previstos no TAC.

Na decisão, Pedro Henriques considerou que Tadeu fez leitura resumida da nota e emitiu opinião política. "É que o aludido jornalista, saindo da objetividade que este período eleitoral requer, passa a fazer considerações de ordem subjetiva", afirmou o juiz.

"Nós trabalhamos com a verdade, trabalhamos contra a injustiça. Portanto, gente, vocês terceirizados que foram demitidos agora, chega de caçar culpados. O momento não é mais esse... Chega de protestos sem fundamento, chega de ir pra praça com faixas e cartazes, tentando denegrir a imagem de A ou B", comentou Tadeu.

Para Pedro Henriques, é preciso "asseverar a importância da imprensa" para a democracia, mas a liberdade "deve andar de mãos dadas com responsabilidade, principalmente neste momento eleitoral, onde cada palavra equivocadamente empregada pode gerar dividendos ou prejuízos" a candidatos.


Deixe o seu comentário