
O consagrado autor de novelas Benedito Ruy Barbosa, de 94 anos, está internado há cinco dias em um hospital de São Paulo, após uma piora em seu quadro de insuficiência renal crônica. Ele se encontra sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hcor (Hospital do Coração) e, segundo boletim médico, apresenta evolução positiva nos exames, embora ainda não haja previsão de alta.
Leia a íntegra do documento: "O Hcor informa que o dramaturgo Benedito Ruy Barbosa foi internado no hospital, no dia 20 de maio de 2025, devido à agudização de um quadro de insuficiência renal crônica. O paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e vem apresentando melhora clínica e de exames laboratoriais. No momento, não há previsão de alta."
Infecção urinária e cuidados intensivos: entenda a situação
De acordo com os médicos que acompanham o caso — Dr. Gabriel Dalla Costa, superintendente médico, e Dr. Cyrilo Emilio Zuccon Mantovani, clínico geral —, Benedito foi internado no dia 20 de maio após a agudização do quadro renal crônico, associada a uma infecção urinária. A internação, conforme detalhou sua filha Edmara Barbosa, ocorreu por precaução, permitindo o tratamento com antibióticos em ambiente hospitalar controlado.
"Ele está bem. Não está intubado, nem corre risco de morte. A internação foi preventiva", afirmou Edmara, reforçando ainda que o pai segue lúcido e ativo, participando de encontros familiares e até entrevistas recentes.
Fake news: autor não tem Alzheimer ou demência
Circulou nos últimos dias a informação de que Benedito estaria enfrentando um estágio avançado de Alzheimer ou outro tipo de demência. A família negou enfaticamente essa informação. "Ele está lúcido. Acabou de participar de uma entrevista para o Globo Rural", disse Edmara, desmentindo os boatos.
Mudança para São Paulo e apoio familiar
Nos últimos anos, Benedito trocou o sítio em Sorocaba, onde viveu por décadas, pela capital paulista. A mudança teve como objetivo facilitar o acesso a cuidados médicos constantes e oferecer uma rede de suporte mais próxima, já que o autor vive com a filha Edmara há dois anos.
Com uma carreira marcada por sucessos na televisão, Benedito Ruy Barbosa é um dos nomes mais importantes da teledramaturgia nacional. Ele iniciou sua trajetória na Globo em 1976 e assinou obras que se tornaram referências: "Meu Pedacinho de Chão" (1971), "Cabocla" (1979), "Sinhá Moça" (1986 e o remake em 2006), "Renascer" (1993), "Pantanal" (1990 – original da TV Manchete), "O Rei do Gado" (1996), "Terra Nostra" (1999) e "Velho Chico" (2016).
Nascido em 17 de abril de 1931, no município de Gália (SP), e criado em Vera Cruz, Benedito cresceu em meio a cafezais e imigração italiana, contexto que serviu de inspiração para muitas de suas histórias.
Apesar da saúde fragilizada, sua memória permanece viva nas tramas que marcaram gerações e no carinho de fãs e colegas que acompanham atentamente seu estado de saúde.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!