O Planeta TV

TV Brasil estreia nona temporada da série infantil "Detetives do Prédio Azul"

Emissora pública apresenta episódios ainda inéditos em televisão aberta.

por Redação, em 05/10/2020

Foto: Divulgação/TV Brasil

A nona temporada do seriado infantil Detetives do Prédio Azul estreia com exclusividade em sinal aberto na telinha da TV Brasil nesta segunda (5). Com 26 episódios, a produção acompanha um trio de investigadores mirins em tramas inéditas no ar de segunda a sexta-feira, às 13h e às 18h, e aos sábados, às 13h, na sessão TV Brasil Animada, faixa dedicada ao público infantojuvenil.

A temporada começa na semana em que a emissora pública estreia dez animações internacionais inéditas e lança uma campanha que traz conteúdos lúdicos para a garotada se divertir no mês das crianças. No site do canal, é possível baixar e imprimir jogos de colorir, quebra-cabeças e atividades de liga-pontos com o tema da TV Brasil Animada.

Criada por Flávia Lins e Silva com direção de Vivianne Jundi, em substituição a André Pellenz, a partir desta temporada, a série de dramaturgia nacional conhecida como DPA é estrelada pelos pequenos e queridos Bento (Anderson Lima), Sol (Letícia Braga) e Pippo (Pedro Henriques Motta).

Nessa nova fase, a novelinha infantil apresenta muitos mistérios, investigações, visitantes suspeitos, uma nova personagem e muita magia. O Prédio Azul ganha uma nova moradora que intriga o trio: Berenice (Nicole Orsini).

A menina é uma jovem feiticeira, sobrinha-neta da síndica Leocádia (Tamara Taxman). Geniosa, impulsiva e, por vezes, egoísta, garota fará Bento, Pippo e Sol suarem as capas para desvendarem as reais intenções de Berenice.

A série ganha ainda um novo espaço para histórias: o quarto da pequena bruxa. Os cenários originais, como o clubinho secreto, o apartamento de Dona Leocádia, o pátio e a portaria do Prédio Azul, também são explorados nas histórias.

As novidades incluem visitantes inesperados que viram alvo das incansáveis investigações do trio. A nona temporada tem participações das atrizes Taís Araújo, Mônica Martelli e do apresentador Marcos Mion, que interpretam, respectivamente, a misteriosa Miss Holly, a Bruxa Tulipa e o Bruxo Marc.

Essa leva de episódios da série Detetives do Prédio Azul ainda conta com outras personalidades. O programinha tem convidados especiais como o cantor Thiaguinho e o ex-jogador Zico que marcam presença com divertidas participações.

Em "Adeus Bóris!", primeiro episódio da temporada, O bebê Bóris some e a síndica do Prédio Azul, dona Leocádia acusa o trio de detetives pelo desaparecimento. Tomatini passa a agir de forma esquisita e suspeita. O grupinho se mobiliza para investigar.

Foto: Divulgação/TV Brasil

Arco da série conta com participações especiais

O elenco da série de dramaturgia nacional tem personagens queridos pelo público infantil que representam personagens consagrados na trama: Tamara Taxman vive Leocádia Leal, Suely Franco é Berta Leal, Sávio Moll faz Salvatore Tomattini, Miriam Freeland interpreta Lena Prata enquanto Luciano Quirino representa Ptolomeu Prata.

Ao longo dos 26 episódios, o trio de protagonistas vive aventuras diversas nas produção original realizada pelo Gloob em parceria com a Conspiração Filmes. Com 14 temporadas gravadas, a mais recente está no ar televisão fechada.

Na telinha desde 2012, o seriado infantil Detetives do Prédio Azul conquistou uma legião de fãs, foi reconhecido com prêmios no país e no exterior, rendeu longas-metragens e deu origem a diversos produtos e produções derivadas.

Estímulo a produções infantis de qualidade

Referência de conteúdo para a garotada na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. Em sua programação, a emissora reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

Com mais de 50 horas semanais de produção audiovisual para crianças e adolescentes, a TV Brasil Animada oferece uma sessão diária com mais de dez horas de duração com séries e desenhos para jovens de todas as idades.

A programação para crianças e jovens oferecida pelo canal público é organizada por faixa etária. Outra vantagem da sessão TV Brasil Animada para as famílias é a ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna! e SOS Fada Manu. Entre as séries em live-action, além da consagrada produção Detetives do Prédio Azul, outro destaque é o seriado Valentins.

No início da manhã, a partir das 7h45 até 9h45, a TV Brasil exibe uma sessão especial que reúne produções para a os pequenos com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.

Em seguida, a partir das 10h, a faixa TV Brasil Animada leva ao ar quase nove horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 19h, com intervalo para o programa Sem Censura, às 14h, e para os boletins jornalísticos do Repórter Brasil. A faixa tem espaço aos fins de semana, nos sábados, de 10h às 14h.

Ficha Técnica

Coprodução: Gloob e Conspiração Filmes

Direção geral: Vivianne Jundi

Ideia original e roteiro: Flávia Lins e Silva

Elenco: Pedro Henriques Motta, Anderson Lima, Letícia Braga, Tamara Taxman, Suely Franco, Charles Myara, Ronaldo Reis, Sávio Moll, Nicole Orsini, Miriam Freeland, Luciano Quirino e Carol Futuro.

Ano: 2017

Episódios: 26

Duração: 22 minutos

Gênero: comédia

Classificação indicativa: Livre

Serviço

DPA – Detetives do Prédio Azul - segunda a sexta, às 13h e às 18h; sábado, às 13h; na TV Brasil


Deixe o seu comentário