Folhetim de Gloria Perez com direção artística de Mauro Mendonça Filho no elenco Lucy Alves e Chay Suede.
A gente já te contou que Travessia vai substituir Pantanal no horário das 9.
Escrita por Glória Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho, a novela vai contar a história de Brisa. A personagem de Lucy Alves verá sua vida virar de cabeça para baixo ao ser vítima de uma deepfake.
Brisa (Mariah Yohana/Lucy Alves) e Ari (João Bravo/Chay Suede) cresceram juntos no interior do Maranhão, às margens dos Lençóis.
Nossa protagonista é uma jovem que cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora.
Ela pulsa a cultura de seu estado: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi, quando não está jogando nas sete para garantir o próprio sustento.
Já Ari é o filho adorado de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor.
Ari estudou, se formou em arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor desde menino e mentor, se dedica à defesa do patrimônio histórico maranhense.
Na infância, Ari e Brisa eram sinônimo de implicância mútua. Mas, aos poucos, o coração falou mais alto e eles engataram um romance despretensioso, no início.
As coisas aceleram quando eles descobrem que estão esperando um bebê. Quando começa a história de Travessia, Ari e Brisa – e o filho Tonho (Vicente Alvite) – já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento.
Quem não gosta nada disso é Núbia. Para ela, o filho “estudado” e promissor merecia coisa melhor do que gastar com esse casamento o tempo e o dinheiro que poderia estar usando para ser um homem bem-sucedido na capital São Luís, onde se formou.
Brisa não entende, já que é ela quem topa qualquer trabalho para garantir o sustento da família, enquanto Ari se aprimora em sua tese de doutorado.
É spoiler desse novelão que está chegando que você quer? Temos!
A ideia da festa de casamento de Ari e Brisa parece simples, não fosse uma oportunidade que pode virar a vida do casal: uma chance de Ari viajar para o Rio de Janeiro.
Lá, ele poderá investigar mais de perto os passos da construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão e construir no lugar um moderno shopping center – projeto que ele está decidido a combater.
E ainda poderá reencontrar o professor Dante, que está na cidade para um tratamento de saúde. Dante é para Ari uma referência. E o professor, por sua vez, vê o jovem como seu sucessor na luta pela preservação do patrimônio maranhense.
No meio do caminho, um deepfake!
Mas a viagem, que tinha tudo para ser promissora, vira um imbróglio.
Brisa, que apoia e confia nos planos de Ari, topa adiar a data do casamento. Só que ele demora tempo demais em terras fluminenses e passa a dar cada vez menos notícias.
A maranhense estranha o comportamento e, preocupada, decide ir atrás do “namorido”.
Quando está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas acusam Brisa de ser uma sequestradora de crianças.
Trata-se de uma deep fake. Um vídeo foi editado de maneira despretensiosa e irresponsável, do outro lado do mundo, e o rosto da criminosa foi trocado pelo seu.
O material viraliza nas redes sociais e, a partir deste momento, atravessa de maneira transformadora a vida da jovem.
É nesse momento que o destino de Brisa cruza com o de Oto (Romulo Estrela), um hacker, sem endereço fixo, meio nômade, que está em uma missão secreta em São Luís.
Sua estada na cidade deve ser o mais invisível possível, por isso ele se assusta ao se deparar com aquele tumulto no meio da rua.
Oto precisa sair dali rápido e sem chamar atenção. Ele consegue escapar, mas não tem ideia da “surpresa” que está levando consigo, no porta-malas do seu carro: Brisa.
O pesadelo de ambos começa. Há um clima de desconfiança e antipatia mútuo no ar. E um alto potencial de atração também, embora nenhum dos dois esteja consciente – ainda – disso. Juntos, com toda aquela tensão instaurada, eles seguem para o destino final, o Rio de Janeiro.
Em terras cariocas, Ari faz amizades e, através delas, conhece Chiara (Jade Picon). Seus horizontes se ampliam e um mundo novo se descortina para ele.
Tem sentimentos por Brisa, mas também quer viver as possibilidades que estão aparecendo à sua frente. Em sua cabeça, vive um conflito entre o que acha ser moralmente aceitável e todos os novos sentimentos que experimenta.
Já Chiara, embora não dê o braço a torcer, logo se interessa pelo jovem vindo do Maranhão. Ela é uma menina mimada e manipuladora, acostumada a ter tudo o que quer.
É a filha de Guerra (Humberto Martins), dono da construtora que quer destruir o casarão histórico de São Luís.
Em um primeiro momento, Ari acha que tem tudo sob controle e que, ao se aproximar da jovem, terá a chance de conhecer os bastidores da empresa e conseguir informações para não deixar que o patrimônio histórico seja destruído.
Ele tem a ilusão de que pode controlar a situação, mas coração é terra de ninguém e sua relação com Chiara, aos poucos, começa a ultrapassar o nível do flerte.
O que nem ele nem ninguém no Maranhão têm ideia é que Brisa, enquanto isso, enfrenta enormes problemas que podem custar sua própria vida.
Antes de ser surpreendida pela tentativa de linchamento, a maranhense avisa para Ari que está indo ao seu encontro no Rio de Janeiro. Mas, subitamente, para de dar notícias.
No início, Ari se preocupa com a mãe de seu filho. Ele a procura, sofre com o desaparecimento da moça e se atormenta pela culpa de ter desejado Chiara.
Mas o tempo vai passando, informações desencontradas ganham espaço e ele acaba se deixando levar pela atração que sente pela herdeira de Guerra e pelas novas possibilidades que a vida está lhe apresentando.
Travessia é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.