Marcio Garcia. Foto: Divulgação/Globo
Marcio Garcia. Foto: Divulgação/Globo

Um formato ainda sem precedentes na televisão brasileira pode reabrir as portas da Globo para Marcio Garcia. Na quinta-feira (5), o apresentador se reuniu com Amauri Soares, diretor-executivo da TV e dos Estúdios Globo, e formalizou a apresentação de um projeto fechado à emissora. A informação foi apurada pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo.

O ineditismo do formato funciona como principal trunfo de Garcia nessa negociação. Afastado da mídia desde que deixou a empresa em 2024, o apresentador e ator reduziu as aparições públicas a campanhas de publicidade. A proposta representa, portanto, uma tentativa de retomar protagonismo na televisão após um período de baixa exposição.

Se confirmado, o acerto marcará a terceira passagem de Garcia pela Globo. A segunda começou em 2009, quando ele chegou em alta após comandar com sucesso 'O Melhor do Brasil' nas tardes de sábado da Record. O bom desempenho no canal concorrente lhe rendeu o retorno com a promessa de atuar exclusivamente como apresentador, já que não pretendia mais gravar novelas.

Desvio para a dramaturgia

Essa promessa, no entanto, demorou a se concretizar. Garcia ficou oito anos sem programa e acabou redirecionado para a dramaturgia. Nesse intervalo, participou de 'Caminho das Índias' (2009), 'O Astro' (2011) e 'Amor à Vida' (2013) — três novelas que mantiveram o ator em evidência, porém distante do formato que motivou sua contratação.

A partir de 2016, a emissora cumpriu o compromisso e escalou Garcia para comandar 'Tamanho Família', atração dominical que permaneceu na grade até 2020. A pandemia de Covid-19 interrompeu a trajetória do programa, que teve sua última temporada cancelada.

No ano seguinte, o apresentador assumiu o 'The Voice Kids', também aos domingos. Na edição de 2023, Fátima Bernardes o substituiu no comando do reality musical. O contrato com a Globo se estendeu até 2024, mas Garcia permaneceu dois anos recebendo salário sem nenhum projeto no ar.

Passagens pela Record e primeira fase na Globo

Nessa reta final de vínculo, o apresentador chegou a aparecer na Record, com liberação da própria Globo, para participar de uma série sobre os 70 anos da emissora de Edir Macedo. Em 2025, Garcia foi sondado para comandar uma nova atração no canal, mas as conversas não evoluíram.

A primeira passagem pela Globo remonta ao período entre 1994 e 2009, quando Garcia atuou como ator e apresentou programas como 'Ponto a Ponto' (1996) e 'Gente Inocente' (2000-2002). A trajetória de idas e vindas entre as emissoras compõe um histórico singular na televisão brasileira.

Garcia não é o único nome a buscar espaço na líder de audiência. Rodrigo Faro também tenta uma chance na Globo, segundo informações que circulam nos bastidores do mercado televisivo. O movimento simultâneo de dois apresentadores experientes sinaliza a força de atração que a emissora segue exercendo sobre profissionais do setor.