Cena do remake de A Usurpadora. Foto: Reprodução/SBT
Cena do remake de A Usurpadora. Foto: Reprodução/SBT

O remake de A Usurpadora terminou sem reação de público nas madrugadas do SBT. Exibida em formato de série e espremida em apenas 10 capítulos, a produção saiu do ar depois de registrar menos de 1 ponto e fechar sua curta passagem com desempenho inferior ao do já extinto SBT PodNight.

A troca será imediata. A partir desta madrugada, a emissora colocará o programa Notícias Impressionantes na faixa antes ocupada pela novela. A atração reúne vídeos virais da internet e passa a ser a nova aposta do canal para preencher o horário.

Nos bastidores, o plano inicial era outro. Segundo informações do jornalista Gabriel de Oliveira (O Dia), o SBT estudou ampliar o SBT Notícias, mas desistiu da mudança por causa da operação das afiliadas, já que qualquer antecipação do jornal mexeria também na virada local da programação. Esse entrave pesou na decisão final da emissora. Em vez de alterar a grade jornalística e criar ruído na rede, o canal preferiu recorrer a um formato mais simples, pronto e de encaixe mais fácil na madrugada.

A tentativa de usar A Usurpadora para melhorar a faixa, porém, não deu resultado. A novela foi lançada com a missão de elevar os índices deixados pelo SBT PodNight, mas acabou derrubando ainda mais o desempenho do horário.

Ao substituir a novela por uma atração de baixo custo e execução mais simples, o SBT tenta estancar a baixa na madrugada sem mexer na estrutura local das afiliadas, o que reduz o impacto operacional da troca e expõe o recuo da emissora no plano original.