O SBT promoveu mudanças estruturais significativas com o encerramento definitivo do núcleo de teledramaturgia, consequência direta da pausa na produção de novelas. Entre as demissões mais recentes, está a do diretor Ricardo Mantoanelli, profissional que comandou projetos de destaque na emissora, como Carinha de Anjo (2016), Poliana Moça (2022), A Infância de Romeu e Julieta (2023) e A Caverna Encantada (2024).
Além de Mantoanelli, o gerente de dramaturgia Claudio Lavorenti também deixou a empresa, assim como Carolina Gazal, ex-diretora de Produção de Conteúdo Multiplataforma e responsável pelo +SBT. As saídas representam o fim de um ciclo criativo e administrativo que marcou as últimas produções ficcionais do canal.
Mesmo desligado, Mantoanelli ainda terá trabalhos inéditos exibidos pela emissora, incluindo uma série digital e a minissérie adulta E Agora, Quem Vai Ficar com a Mamãe?.
Pausa estratégica e novos rumos
O fraco desempenho de A Caverna Encantada em audiência e faturamento levou o SBT a interromper, por tempo indeterminado, suas produções de novelas. No entanto, a emissora já projeta o retorno do gênero em 2026, em um formato reformulado e mais sustentável.
O próximo passo será uma coprodução com a Disney, com foco no público infantojuvenil e em um modelo de negócios mais colaborativo. O plano prevê:
- Parceria com produtora terceirizada para otimizar custos;
- Utilização dos estúdios do SBT em Osasco, garantindo infraestrutura própria;
- Divisão de investimentos e lucros com a Disney;
- Produções de alto padrão direcionadas ao público jovem.
Com essa estratégia, o SBT busca unir qualidade de produção e viabilidade financeira, retomando a dramaturgia de forma gradual, mas competitiva no mercado.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!
Leia também
SBT mistura romance, música e humor em especial de Dia dos Namorados
Record tira "Boom!" do ar e reorganiza programação de domingo
Globo define Leandro Daniel em novela que substituirá "A Nobreza do Amor"
Record retoma formatos e muda horário nobre após "Casa do Patrão"
Globo avalia apresentadores no SporTV durante a Copa do Mundo
"Altas Horas" reúne Chitãozinho & Xororó em tributo às raízes sertanejas
"Pablo & Luisão" define participações e reforça plano para nova temporada
Felipe Andreoli desafia Maurício Meirelles em novo quadro da RECORD
Globo avalia reforço no "Fantástico" e mira Paulo Renato Soares
SBT preserva Galvão Bueno e altera plano para estreia do Mundial
"Lá na Minha Terra" terá Carolina Dieckmmann em conflito com Dira Paes
Copa do Mundo 2026 muda grade da Globo e mobiliza TV, Sportv e Ge TV
"Caldeirão com Mion" mistura futebol e roda de samba em especial ao vivo
Tom Cavalcante recebe Rafa Brites e Joaquim Lopes no "Boom!"
Globoplay estreia "Minha Menina", drama turco sobre abandono e paternidade
Netflix grava suspense familiar com Marieta Severo e Alice Wegmann