Autor de clássicos como 'Vale Tudo', 'Dancin´Days' e 'Anos Rebeldes',
Morreu na noite desta terça-feira, 26/10, o autor Gilberto Braga. Autor de inúmeros trabalhos na Globo, o dramaturgo tinha 75 anos. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", Braga estava internado em um hospital localizado na Zona Sul do Rio.
Nos últimos dias, passou a enfrentar uma infecção sistêmica por causa de uma perfuração no esôfago e não conseguiu resistir às complicações. Casado com o decorador Edgar Moura Brasil, ele faria aniversário no próximo dia 1º de novembro.
Gilberto era carioca e estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, para um "Caso Especial".
Sua primeira novela foi "Corrida do Ouro", em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.
O primeiro sucesso de Gilberto na teledramaturgia foi uma adaptação para a TV do romance de Bernardo Guimarães, "Escrava Isaura". Lucélia Santos era a protagonista e vivia a escrava que dava nome à obra.
Em 1978, Braga estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: "Dancin’ Days". A trama trazia Sônia Braga e Gloria Pires como mãe e filha.
Ambientada nos anos 50, a trama contava a história dos jovens da época com foco no romance de Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo).
Quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall)? O assassinato da milionária mobilizou o país. A novela trouxe à tona a discussão sobre honestidade e desonestidade através do antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) e a alpinista social Maria de Fátima (Gloria Pires), jovem inescrupulosa e com horror à pobreza.
Adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz, "O Primo Basílio" se passa em Lisboa, no final do século XIX, e conta a história do envolvimento amoroso entre dois primos. A narrativa apresenta quatro personagens centrais: Luísa (Giulia Gam), seu primo Basílio (Marcos Paulo), seu marido, Jorge (Tony Ramos), e a empregada Juliana (Marília Pêra).
Felipe Barreto (Antonio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido.
A história tem como pano de fundo o Rio de Janeiro no conturbado período de 1964 a 1979. O elenco conta com Malu Mader, Claudia Abreu e Cássio Gabus Mendes nos papeis principais.
Traz no elenco Cláudia Abreu (Alice), Tarcísio Meira (Raul), Renata Sorrah (Natália), Rodrigo Santoro (Nando), Patrícia Pillar (Ester) e Vera Fischer (Lídia).
A narrativa gira em torno do assassinato do proeminente empresário Otacílio Martins Fraga (Paulo José). Com Malu Mader, Marcelo Serrado, Antonio Fagundes e Fábio Assunção.
Ambientada na segunda metade do século XIX, conta a história de um amor impossível: o filho de um fazendeiro, Inácio (Fábio Assunção), que se apaixona pela dona de um famoso bordel na corte, Esther Delamare (Malu Mader).
A novela conta com Alessandra Negrini vivendo as gêmeas Paula e Taís, Wagner Moura como o empresário ambicioso Olavo e Fabio Assunção como o íntegro Daniel. O casal formado por Olavo e a prostituta Bebel (Camila Pitanga) foi o grande destaque da trama.
Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira) precisam enfrentar vários obstáculos para viver o seu amor. Deborah Secco foi Natalie Lamour, uma jovem em busca de um marido rico.
Três mulheres de personalidades diferentes, Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) têm o mesmo ímpeto de conseguir o que querem. Dividida em duas fases, 2005 e 2015, a trama mostra a ascensão de Beatriz, a frustração de Inês e a integridade de Regina.
"Corrida do Ouro" (1974)
"Helena" (1975)
"Senhora" (1975)
"Bravo!" (1975)
"Escrava Isaura" (1976)
"Dona Xepa" (1977)
"Dancin’ Days" (1978)
"Água Viva" (1980)
"Brilhante" (1981)
"Louco Amor" (1983)
"Corpo a Corpo" (1984)
"Vale Tudo" (1988)
"Rainha da Sucata" (1990) – colaboração
"Lua Cheia de Amor" (1990) – supervisão
"O Dono do Mundo" (1991)
"Pátria Minha" (1994)
"Força de um Desejo" (1999)
"Celebridade" (2003)
"Paraíso Tropical" (2007)
"Insensato Coração" (2011)
"Lado a Lado" (2012) – supervisão
"Babilônia" (2015)
"Anos Dourados" (1986)
"O Primo Basílio" (1988)
"A, E, I, O… Urca!" (1990) – produção musical
"Anos Rebeldes" (1992)
"Labirinto" (1998)
"Dama das Camélias" (1973)
"As Praias Desertas" (1973)
"O Preço de Cada Um" (1973)
"Mulher" (1974)
"Feliz na Ilusão" (1974)
Com informações do portal entrentenimento da Globo, o Gshow.