O Planeta TV

RecordTV Rio leva todos os prêmios na categoria “vídeo” do 8º. Prêmio Sebrae

Emissora carioca ganha primeiro, segundo e terceiro lugares com reportagens sobre empreendedorismo.

por Redação, em 25/11/2021

Foto: Divulgação/Record TV Rio

A RecordTV Rio foi vencedora absoluta na categoria “vídeos” da etapa estadual do 8º. Prêmio Sebrae de Jornalismo. A emissora carioca levou todos os prêmios com as reportagens sobre empreendedorismo que encantaram o júri.

Em sua 8ª edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), considerado o maior prêmio de jornalismo empreendedor no país, reconhece as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. O Prêmio terá agora as etapas regional e nacional.

O primeiro lugar foi para a reportagem: “Empreendedorismo: Mulheres se destacam no mercado de trabalho durante a pandemia.

Veiculada no Balanço Geral RJ, em Novembro de 2020, a matéria  revela que as mulheres foram mais ágeis e mais competentes na gestão dos próprios negócios durante a pandemia. Os números são o resultado de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que apontou que as mulheres se destacam no mercado de trabalho no quesito agilidade e competência durante a pandemia. Uma das entrevistadas, a tatuadora Bruna Guzzo, contou que aumentou o faturamento neste período, enquanto a advogada trabalhista, Vanessa Mello, teve a ideia de vender comida para bebês durante o período de isolamento social. A reportagem é de Priscilla de Paula, com produção de Débora Nepomuceno. Toda a equipe subiu ao palco para a Premiação e a emissora foi representada por Bruno Paranhos, Gerente de Produção.

A reportagem sobre estudante de 11 anos que abre um brechó para ajudar a família, produzida por Laís Araújo e reportagem de João Pedro Barrocas ganhou o segundo lugar. A matéria conta a história emocionante de Davi, um estudante de 11 anos que abriu um brechó, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, para ajudar a mãe que sofreu um acidente de carro no ano passado. A loja do Davi ajuda a família financeiramente e é um sucesso nas redes sociais.

O terceiro lugar ficou com reportagem de Fábio Peixoto produzida por Laís Araújo sobre a criatividade para driblar a crise. Em sua reportagem, Fábio conta a história de  José Edinaldo dos Santos, que precisou se reinventar para driblar o desemprego na pandemia. Demitido do seu emprego, ele começou a trabalhar de ambulante vendendo água e balas nas ruas. Ele diz que para enfrentar a crise, precisou usar a criatividade e dicas de outras pessoas que contam suas histórias na internet.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo tornou-se uma referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil, entre 2008 e 2015, com mais de 7 mil trabalhos inscritos e 50 matérias premiadas ao longo de suas edições, além do reconhecimento aos jornalistas parceiros dos empreendedores, de norte a sul do país.

As categorias desta edição foram pensadas para contemplar a diversidade de linguagem e de formatos dos conteúdos jornalísticos, com temas relacionados ao universo dos pequenos negócios e focados no enfrentamento da pandemia do Coronavírus, como: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito.


Deixe o seu comentário