O Planeta TV

Record TV vence 34º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

Reportagem exibida no Câmera Record ganhou na categoria Televisão.

por Redação, em 10/12/2017

Foto: Divulgação/Record TV

O milésimo documentário produzido pelo Núcleo de Reportagens Especiais da Record TV venceu o 34º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo. Exibida no dia 24/09, no Câmera Record, a reportagem “Piaçaba: Exploração no coração da Amazônia”, concorreu com outros 41 trabalhos e ganhou na categoria “Televisão”. É a quarta vez que o Núcleo recebe esse prêmio, que será entregue na terça-feira (12/12), às 20h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), em Porto Alegre. 

O programa denunciou um esquema de trabalho escravo no meio da floresta amazônica. Pela primeira vez, uma equipe de televisão conseguiu chegar ao local em que uma população indígena descendente da etnia Baré chega a viver até seis meses dentro da selva, trabalhando na produção extrativista da piaçaba, fibra da palmeira, usada na fabricação de vassouras. 

Os trabalhadores passam o dia inteiro dentro da floresta, carregam toras de até 90 kg por dia e acabam adquirindo dívidas com gerentes da produção, porque os custos com transporte  para chegar até o local e com alimentação são muito altos. Realizada sob condições extenuantes, o Ministério Público do Trabalho considera a atividade como trabalho análogo à escravidão. 

Foto: Divulgação/Record TV

Sheila Fernandes, Romeu Piccoli, Rodrigo Bettio, Márcio Strumiello, Gustavo Costa, Leandro Pasqualin, Gabriela Viseu, Márci Sato, Sérgio Minehira, Rafael Ramos, Renan Laranjeira, Fábio Martins, Natália Fiorentino, supervisionados pelo chefe de redação Rafael Gomide, assinam o documentário premiado.

O Câmera Record é produzido pelo Núcleo de Reportagens Especiais da Record TV, que tem Rafael Gomide como chefe de redação, Pablo Toledo como editor-chefe e faz parte da vice-presidência de jornalismo, comandada por Douglas Tavolaro.


Deixe o seu comentário