O Planeta TV

Programa especial marca a estreia da nova abertura e a saída de Fernanda Gentil

Esporte Espetacular completa 45 anos na Globo.

por Redação, em 08/12/2018

Foto: Globo/Reinaldo Marques

Mais antigo programa esportivo da Globo, o ‘Esporte Espetacular’ estreou há 45 anos e abriu espaço para outras modalidades em um noticiário dominado pelo futebol. A revista semanal acompanhou bastidores, competições, polêmicas, recordes e as carreiras de centenas de atletas. Para comemorar o aniversário em grande estilo, três grandes nomes do esporte nacional são destaque da edição especial, que vai ao ar neste domingo, dia 9: o rei Pelé, o técnico Bernardinho e o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. O programa também marca a estreia da nova abertura e a despedida da apresentadora Fernanda Gentil, que vai para o Entretenimento da Globo e será substituída por Bárbara Coelho. “O ‘Esporte Espetacular’ é o caso clássico dos 45 anos com corpinho de 15: está sempre se renovando, inovando e, principalmente, emocionando. É muito especial ser uma mínima parte dessa história imensa e linda. Dos 45 anos, pude participar de dois, no período em que apresentei o programa, e fico impressionada com tudo o que vi e aprendi. Parabéns e vida longa ao Esporte Espetacular”, diz Fernanda.

Parceiro de Fernanda na apresentação, Felipe Andreoli não esconde o orgulho por fazer parte desse momento marcante do programa. “É muita sorte e muita emoção fazer parte dos 45 anos do ‘Esporte Espetacular’. Será um domingo de gala, não só para nós, mas também para o público. Todos estão convidados para entrar nessa festa. Participar desse programa era um sonho de infância e apresentá-lo é a realização do maior sonho profissional que já tive. Espero estar também na festa de 50 anos”, brinca Andreoli. 

Foto: João Cotta/Rede Globo/Divulgação

Grandes nomes que marcaram a história do esporte nacional também estarão presentes na comemoração. Aos 78 anos, Pelé recebe o repórter Mauro Naves, em Santos, para uma entrevista exclusiva. Entre as cerca de 400 peças expostas no Museu Pelé, que contam a trajetória do Rei do Futebol, algumas são especiais: uma caixa de engraxate, um radinho de pilha, malas, passaportes, uma chuteira, uma camisa do Brasil da Copa de 1958 e a Bola de Ouro – oficialmente, Pelé não ganhou o prêmio, mas em 2014 a FIFA o reverenciou com a homenagem. Pelé falou ainda sobre a sua expectativa para a Copa de 2022, no Catar. “Entrevistar o Pelé é sempre muito especial . Tanto que, depois de cumprir o lado profissional, a manifestação do lado fã foi inevitável. Voltei pra casa com uma foto e um autógrafo do Rei”, revela Mauro Naves.

Ao longo de sua história, o ‘Esporte Espetacular’ acompanhou toda a carreira de Ronaldo Fenômeno, desde a seleção juvenil, aos 16 anos, até o encerramento no Corinthians, passando pelas quatro participações em Copas do Mundo. Três meses depois de comprar parte do Real Valladolid, que disputa o Campeonato Espanhol, o agora dirigente Ronaldo Nazário recebe o repórter Tino Marcos no estádio do clube. Além de lembrar alguns de seus melhores momentos no programa, ele fala sobre a nova rotina: “É um projeto muito ambicioso, no qual estou 100% envolvido, com investimento próprio, sem grupo ou fundo de investimento ajudando. Quero que as pessoas olhem para o Valladolid e vejam uma grande referência no futebol”.

Na estreia do quadro ‘Preto no Branco’, o convidado é Bernardinho. Vencedor como atleta e como técnico, ele encara o desafio de responder perguntas sobre os mais variados assuntos, incluindo questões delicadas ou polêmicas. Política, família, relacionamento com os filhos, confusões na quadra. Nada fica de fora do papo entre o treinador e Fernanda Gentil. 

No ritmo da comemoração, o repórter Marcelo Courrege vai à Inglaterra entrevistar o maestro Keith Mansfield, compositor de “Hyde Park”, música de abertura do ‘Esporte Espetacular’. “Ele é apaixonado por esporte e música brasileira. Compôs esse clássico há quase 50 anos mas, até dez anos atrás, não fazia ideia do sucesso da música no Brasil”, conta Courrege. Arranjador e produtor musical de sucesso nas décadas de 60 e 70, o maestro trabalhou com Robert Plant e John Paul Jones, do Led Zeppelin, e ganhou fama com músicas instrumentais clássicas do universo esportivo, como os temas de abertura de Wimbledon e das transmissões de rugby da BBC. “O prazer que tenho por saber do sucesso da minha música no Brasil é indescritível. Amo tudo de bossa nova e de samba. Muito obrigado, ‘Esporte Espetacular’, por fazer minha música se tornar um sucesso", agradece Keith Mansfield. 

As emoções da etapa final da temporada da Stock Car também estarão no programa especial. No circuito de Interlagos, em São Paulo, Daniel Serra e Felipe Fraga lutam pelo título. Líder e atual campeão, Daniel tem vantagem de 25 pontos sobre o adversário. Felipe, vencedor em 2016, aposta no fato de a prova final ter pontuação dobrada. Sérgio Mauricio narra, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Anselmo Caparica.

Nova abertura

Os 45 anos chegam com novidade também na abertura do aniversariante. A criação da peça foi focada em três pilares, que contam o que torna o esporte algo espetacular: o lado humano, a performance e a diversidade. Para isso, atletas reais foram convidados a participar do trabalho, representando toda a emoção de diferentes modalidades. O suor, a tensão, o treino e o esforço são símbolos também presentes para marcar a dedicação de quem tem no esporte um agente modificador da vida. 

A abertura destaca detalhes da execução de diferentes movimentos, como as mãos que seguram raquetes ou acertam bolas, e os corpos que se movimentam com agilidade na quadra, na água ou no tatame. Manobras de skate e emoções dos e-Sports, jogados com realidade virtual, foram gravados especialmente para a peça, que ainda conta com elementos inseridos por computação gráfica para associar movimentos às linhas geométricas e marcações de quadras, pistas e regras dos esportes. Para finalizar, a trilha sonora segue com a tradicional música da abertura do programa, com ainda mais sons das modalidades esportivas.

Uma campanha para mobiliário urbano, com a mesma identidade visual da nova abertura e a assinatura “É o Espetacular do Esporte”, também vai destacar o conceito criado para a celebração do aniversário. 

A edição especial em comemoração aos 45 anos do ‘Esporte Espetacular’ vai ao ar neste domingo, dia 9, depois do ‘Auto Esporte’.


Deixe o seu comentário