O Planeta TV

Números de audiência do Ibope e GfK são divergentes

A diferença diária chega até 15%.

por Redação, em 24/04/2017

A diferença dos números do Ibope e GfK, empresas que medem a audiência no país, estão chamando a atenção. Na Grande São Paulo, região que teve o desligamento do sinal analógico no final de março, a diferença entre os registros das duas empresas chega a ser mais de 15%. 

Ontem, por volta das 14h30, no Ibope, a Globo marcava 14 pontos; a RecordTV estava na vice-liderança com 8; e o SBT, em terceiro com 6. No GfK, a Globo mantinha a preferência com 17 pontos; o SBT, no entanto, estava em segundo, com 8 pontos; e a Record logo atrás, com 6. 

No dia 31 de março, durante a exibição do último capítulo de A Lei do Amor, observou-se uma diferença brutal. Enquanto, a novela da Globo marcava 37 no Ibope, no Gfk ultrapassava a casa dos 42 pontos. 

Para o jornalista Flávio Ricco, do UOL, desse jeito, será muito provável a necessidade da criação de um terceiro instituto para tirar a prova.

Por ora, os dois institutos mostram a força da TV aberta, que ainda lidera isoladamente, apesar da ascensão dos canais pagos. 



Publicidade

Comentários (4) Postar Comentário

Luciana comentou:

Todos nos sabemos que o ibope é manipulaval a rede globo de algum forma paga para ter esta preferencia cabe ao tele filtrar o que é bom


A. Silveira respondeu:

A GFK não recebe um tostão da Globo e a audiência dela pela medição deles chega a ser 25% maior que a registrada pelo IBOPE. Explica isso aí, mas sem usar a desculpinha padrão "Ah, a GFK manipula os números da Globo para fechar contrato com ela".



João respondeu:

A. Silveira, acho que a Luciana não entendeu o que leu nesta matéria!


João comentou:

Dou risada com isso tudo! AHAHAHAHA. Pra quem falava que a Globo ia flopar com os números do GFK, tá aí a prova, com números ainda maiores. E diziam que o Ibope roubava a favor da Globo. Pelo visto, não é isso que o GFK tá mostrando. Já vejo a Globo cancelando o contrato com o Ibope e assinando com o GFK...kkkkkkkkkkkkkkkkk


fabi respondeu:

So pelo Flopar ja vi que é menina



João respondeu:

Quer pagar minhas contas e lavar minhas cuecas, Fabi?


A Verdade comentou:

Podem ter quantos institutos quiserem medindo audiência. A Globo vai continuar sendo líder, SBT e Record vão continuar brigando pelo segundo lugar décimo a décimo, Band e Cultura se alternarão no quarto lugar em alguns horários e RedeTV! vai continuar tentando não perder para a Gazeta.

Rosana comentou:

GLOBO soberana dourada seu brilho sempre incomodou

Veja também

Publicidade