Novo mapa do tempo marca estreia de César Tralli no ‘Jornal Nacional’

Globo lança mapa do tempo com realidade aumentada na estreia de César Tralli no Jornal Nacional, em cobertura especial da COP30.

Publicidade
César Tralli e Renata Vasconcellos. Foto: Divulgação/TV Globo
César Tralli e Renata Vasconcellos. Foto: Divulgação/TV Globo

A estreia de César Tralli no comando do Jornal Nacional, nesta segunda-feira (3), marcará uma nova fase visual e editorial do telejornal. Por conta da COP30, o noticioso apresentará um novo mapa do tempo com recursos de realidade aumentada e lançará uma série especial sobre os desafios climáticos e energéticos do planeta.

Entre os dias 3 e 22 de novembro, o Jornal Nacional exibirá ilustrações mais realistas e efeitos de realidade aumentada para explicar fenômenos típicos da primavera e do verão brasileiros. Na estreia, Eliana Marques abordará o papel da Amazônia como reguladora do clima e detalhará as condições meteorológicas de Belém, cidade-sede da conferência, além de destacar o panorama do tempo em todo o país.

A cobertura será acompanhada de uma série especial em cinco episódios, mostrando como decisões políticas, interesses econômicos e avanços tecnológicos moldam o futuro do planeta. O primeiro episódio, comandado por Felipe Santana, abordará as enchentes no Texas e os impactos das mudanças climáticas, em meio à ausência dos Estados Unidos da principal conferência global sobre o tema.

O segundo capítulo discutirá como o consenso científico sobre o clima foi transformado em disputa ideológica ao longo das décadas. Já o terceiro episódio mostrará um ônibus autônomo e movido a energia limpa em operação em um polo industrial da China.

O quarto episódio levará o público aos bancos de dados gigantescos que sustentam a internet e a inteligência artificial, revelando os impactos ambientais da demanda crescente por energia e água. No encerramento da série, a equipe visitará Fukushima, no Japão, para mostrar como a cidade se recupera após o terremoto de 2011 e como a energia nuclear volta a ser vista como alternativa para a crise energética global.

A estreia de Tralli acontece logo após a despedida de William Bonner, que apresentou seu último Jornal Nacional na última sexta-feira (31). O jornalista, porém, permanece na Globo: ele passará a integrar o Globo Repórter, ao lado de Sandra Annenberg, e deve iniciar sua nova fase - em fevereiro de 2026 - com uma reportagem nos Estados Unidos.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

🎞️ Ficha Técnica

  • Programa: Jornal Nacional
  • Emissora: Globo
  • Apresentação: César Tralli e Renata Vasconcellos
  • Data de estreia de Tralli: 3 de novembro de 2025
  • Série especial: 3 a 22 de novembro de 2025
  • Reportagens: Felipe Santana e Eliana Marques
  • Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!