Record TV, inclusive, volta a dialogar com o Ibope.
Não vai bem a relação entre Record, SBT e RedeTV! com a GfK, empresa financiada pelas emissoras para medir a audiência. Segundo o jornalista Daniel Castro, do UOL, no mercado, vislumbram-se dois futuros para a GfK no Brasil: a venda ou o encerramento das atividades com televisão.
Insatisfeita com os resultados da GfK, Record TV voltou a dialogar com a Kantar Ibope, concorrente da empresa que ajudou instalar. O SBT tende a fazer o mesmo.
O primeiro grande atrito na relação entre as emissoras e a GfK ocorreu durante a implantação do painel de medição de audiência. O instituto deveria começar a entregar relatórios em maio de 2015, mas só conseguiu finalizá-los quase um ano depois.
Os executivos das TVs também reclamam que o painel de medição não reproduz com exatidão o perfil sócio-econômico da população.
É importante destacar que, na apuração da GfK, a Globo tem um desempenho superior do que aponta os dados do Ibope.