O Planeta TV

Morre, aos 75 anos, o autor Gilberto Braga

Ele sofria do Mal de Alzheimer .

por Redação, em 26/10/2021

Gilberto Braga. Foto: João Miguel Jr/Divulgação/TV Globo

Responsável pelos sucessos de "Dancin' Days", "Água Viva", "Anos Dourados", "Anos Rebeldes", "Vale Tudo", "Celebridade", "Paraíso Tropical" e "Insensato Coração", o dramaturgo Gilberto Braga - que sofria do Mal de Alzheimer - morreu na noite desta terça-feira (26/10).

Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa. Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com Escrava Isaura. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986. Gilberto Braga destacou-se por vilões inesquecíveis. Seu último trabalho foi "Babilônia", considera um dos maiores fiascos da dramaturgia brasileira.

Braga faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro. Atualmente, os fãs do dramaturga acompanham os momentos finais da novela.

"Paraíso Tropical" está sendo reprisada no Canal VIVA. O canal pago do Grupo Globo reprisou muitas obras dele. Era um querido no meio artístico.

Relembre os trabalhos de Gilberto Braga na TV Globo


Deixe o seu comentário