O Planeta TV

“Jornal da Band” apresenta série sobre os impactos da pandemia na saúde mental

O repórter Gilberto Smaniotto destaca inúmeras formas de enfrentar os problemas.

por Redação, em 10/08/2020

Gilberto Smaniotto. Foto: Divulgação/Band

A partir desta segunda-feira (10), o Jornal da Band exibe a série de reportagens especiais “De Cabeça Pra Baixo”, que vai abordar os impactos do confinamento e da pandemia na saúde mental. Fatores como a solidão, o medo da covid-19 e incertezas quanto ao futuro agravam doenças pré-existentes e criam novos problemas para pessoas até então saudáveis.

Especialistas alertam para o fato de crianças e idosos não receberem o apoio que precisam devido ao fechamento de escolas, ao isolamento social e ao medo de hospitais.

A Organização Mundial da Saúde estimou há pouco mais de dois meses uma explosão de doenças relacionadas à mente. Um estudo de uma universidade americana aponta que a falta de convívio social pode gerar duas vezes mais riscos à saúde do que a obesidade, por exemplo. Medo e incerteza – naturais no enfrentamento de um inimigo invisível - geram ansiedade. E nunca foi tão necessário o apoio de profissionais de saúde mental como agora.

O repórter Gilberto Smaniotto destaca inúmeras formas de enfrentar esses problemas, além da ajuda médica. Atividades físicas, exposição ao sol, alimentação saudável, meditação, música, desenho e jardinagem estão entre as medidas com eficácia comprovada.

A série “De Cabeça Pra Baixo” vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 19h20, no Jornal da Band.


Deixe o seu comentário