O Planeta TV

Jayme Monjardim encara desafios na direção de Em Família

Diretor de núcleo diz que sua missão é contar bem o texto de Manoel Carlos.

por Redação, em 12/01/2014

Em Família tem uma trama focada em amor, família e grandes amizades. Mas se engana quem pensa que esses valores estão presentes só na ficção. Por trás das câmeras, existe uma parceria fraternal e de anos de trabalho entre o diretor de núcleo Jayme Monjardim e o autor da novela, Manoel Carlos, que já foram parceiros em outros folhetins. 

O diretor em ação numa cena de Bruna Marquezine e Guilherme Leicam. Foto: Divulgação

"Toda novela é um grande casamento entre autor e diretor. É uma convivência diária e tem que ser muito respeitosa e compreensiva. Cumplicidade e confiança são itens fundamentais e acho que é isso que funciona muito entre Maneco e eu, há anos (trabalhando) juntos. Hoje não é só uma relação de trabalho, é uma relação de amizade carinhosa e tenho muito que aprender com ele, que tem mais de 60 anos de televisão", elogia o diretor. 

O texto do autor, para o diretor, é o principal destaque e o grande protagonista desta trama. Riquíssimo em cenas realistas e verdadeiras do cotidiano, Jayme considera que não atrapalhar o entendimento que o público terá da história é seu principal papel. "Esse é o grande trabalho do diretor dessa novela: conseguir a façanha de deixar tudo o que estiver escrito muito bem contado", afirma.

Com uma história tão rica em eventos cotidianos, nada mais natural que o público associe os personagens e acontecimentos da trama à vida real. "As novelas do Maneco têm uma personalidade muito grande, as pessoas se veem ali. É um espelho do público", avalia o diretor.

Ambientada em três fases, a trama se passa em Goiás e no Rio de Janeiro, nas décadas de 80, 90 e na atualidade. Jayme revela que contar a história, principalmente dos protagonistas Helena, Laerte e Virgílio, costurando os personagens vividos por diferentes atores em cada época, é um desafio e tanto.

"A junção das três fases, dos três atores, o link de uma fase para outra é um trabalho intenso para nós. Temos que discutir muito, avaliar todo o figurino e principalmente que a interpretação vá de um (ator) para outro", revela ele, que é só elogios aos talentos estreantes da novela.

"Um elenco jovem, novo sempre traz um frescor e mais credibilidade à história que você está contando. Como são atores que você não tem referências deles no passado, você acredita profundamente ", acredita.

Em Família é uma novela de Manoel Carlos, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira. A novela estreia em 3 de fevereiro, substituindo Amor à Vida.


Deixe o seu comentário