O Planeta TV

“História de Amor” será a substituta de “A Sucessora” no Canal VIVA

Novela dará continuação à faixa especial em homenagem aos 90 anos de Manoel Carlos.

por Redação, em 14/07/2023

Foto: Divulgação/TV Globo

A partir de 21 de agosto, “História de Amor” chega ao Canal VIVA no lugar de “A Sucessora”. A novela dá continuidade à faixa especial que homenageia os 90 anos de Manoel Carlos. Com direção de Ricardo Waddington, Roberto Naar e Alexandre Avancini, a trama teve grande destaque por mostrar o protagonismo das mulheres e as várias formas de amar em meio a conflitos diários. A novela narra um quadrilátero amoroso entre o endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer), que viveu um romance de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), mas acaba se casando com Paula (Carolina Ferraz). Porém, ao longo da trama, o médico se envolve com Helena (Regina Duarte).

O elenco de “História de Amor” conta também com Carla Marin, Cláudio Corrêa e Castro, Claudio Lins, Eva Wilma, Hugo Gross, José de Abreu, Maria Ribeiro, Marly Bueno, Umberto Magnani e Yara Côrtes. A novela estreia no VIVA no dia 21 de agosto e será exibida de segunda a sábado, a partir das 12h15 e 2h00.

"História de Amor" foi exibida originalmente de 3 de julho de 1995 a 1.º de março de 1996, em 209 capítulos. Substituiu Irmãos Coragem e foi substituída por Quem É Você?, sendo a 48ª "novela das seis" exibida pela TV Globo.

Escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Elizabeth Jhin, Marcus Toledo e Maria Carolina, teve a direção de Roberto Naar e Alexandre Avancini, com direção artística de Paulo Ubiratan e direção geral de Ricardo Waddington.

Após o fracasso do remake de Irmãos Coragem, uma trama rural, a Globo retornou a uma trama urbana com História de Amor, "Eu escrevo sempre a mesma novela", disse Manoel Carlos, o autor. "Sem inovações, queremos recuperar o folhetim", disse Ricardo Waddington, o diretor. Por determinação do Ministério da Justiça, Manoel Carlos modificou a história, imprópria para o horário, onde havia criado um triângulo amoroso onde Joyce (Carla Marins) disputaria o amor de Carlos (José Mayer) com sua mãe Helena (Regina Duarte), o autor não sabia que a novela seria exibida no horário das 18 horas, e declarou que havia modificado o enredo antes mesmo da decisão do Ministério. Este enredo seria apresentado em Laços de Família. Outra razão seria o fato do perfil dos personagens coincidirem com os de A Próxima Vítima, a novela das oito na época. Entre os exemplos, estão a mudança do nome do personagem de José Mayer, que seria Marcelo, nome do personagem de José Wilker em A Próxima Vítima, e o pai do médico, que teria uma cantina e não um bar: ambas as mudanças vieram por causa da novela de Sílvio de Abreu.

Em depoimento ao projeto Memória Globo, Regina Duarte declarou: História de Amor eu não queria que acabasse nunca. Eu cheguei a dizer para o Boni: ‘Não dá para ficar como aqueles seriados de antigamente, que duravam cinco, dez, quinze anos?’ Eu queria ficar fazendo História de Amor para sempre. Ele ria e dizia: ‘Não. Tem que acabar. Mas a gente faz outra depois’. E, realmente, um ano depois, ele me chamou para fazer o que, para mim, era História de Amor 2, mas que teve o nome de Por Amor. E ainda chamou a Gabriela para fazer a minha filha. Foi o máximo!”

A novela foi vendida para cerca de 30 países, entre os quais Angola, Bulgária, Ilhas Maurício, Jordânia, Malásia, Marrocos, Martinica, Panamá, Polônia, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

História de Amor foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 10/12/2001 e 28/06/2002.

A sua primeira exibição, em 1995, registrou 34 pontos de audiência. Já a sua exição no "Vale a Pena Ver de Novo", em 2002, cravou 21 pontos.


Deixe o seu comentário