Confira o que rolou na apresentação da nova novela das seis, de Benedito Ruy Barbosa.
Elenco, direção e autores se reuniram na noite desta quinta-feira (27/03) para apresentar Meu Pedacinho de Chão, a nova novela das seis. A apresentação aconteceu na própria cidade cenografia da trama, no Projac, na Zona Oeste do Rio.
O universo fantástico do conto de fadas entra no ar na Globo a partir de 7 de abril, às 18h. A novela original estreou o horário das 18h da teledramaturgia e foi exibida simultaneamente pela Rede Globo e pela Cultura entre os anos de 1971 e 1972.
Na versão atual, o diretor Luiz Fernando Carvalho recriou a cidade de brinquedo Vila de Santa Fé, com casas feita de lata, árvores de crochê colorido e animais mecânicos e a trama é contada na visão das crianças Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituquinha (Geytsa Garcia).
Apesar da temática infantil, a novela - apresentada pela emissora como a "nova fábula das seis" - promete agradar aostelespectadores de todas as idades.
Meu Pedacinho de Chão é a aposta da Globo em um novo formato e o diretor Luiz Fernando Carvalho é a pessoa mais indicada para o desafio devido a produções já realizadas sobre o mundo de fantasia, como A Pedra do Reino, que não fez tanto sucesso, e Hoje é Dia de Maria, que foi bem em audiência e ganhou continuação.
A novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho retrata um ambiente rural e o figurino é inspirado em trajes coloniais. O cenário deixa a história mágica devido à atmosfera infantil das árvores coloridas e das casas revestidas de lata.
O diretor pensou em cobrir os cenários de lata para remeter aos brinquedos do século 19. A novela também conta com animais articulados, realizados com materiais dos mais diversos, como um carrossel de vacas.
Os personagens Zelão (Irandhir Santos) e Gina (Paula Barbosa) têm cavalos articulados que abrem e fecham os olhos, movem as patas e pescoço.
A cidade cenográfica foi construída em um terreno de aproximadamente 8 mil metros quadrados e conta com 28 construções, que inclui igreja, comércios, casas dos personagens e até mesmo uma estação de trem com uma grande linha férrea.
Com 34 novelas no currículo, Benedito Ruy Barbosa acredita que esta é especial: “Estou com 93 anos e talvez até fosse hora de parar. Mas acredito muito nesse trabalho, pela forma como cada ator está defendendo seu papel nesse início, que é muito difícil.”.
Segundo o diretor Luiz Fernando Carvalho, Meu Pedacinho de Chão traz um novo formato: “É uma aposta, com 100 episódios. Benedito (Ruy Barbosa, autor) escreve uma dramaturgia que tem em média 20 personagens, com cenários que não montam e desmontam.”