O Planeta TV

Globo renova transmissão da Copa de 2026 com a Fifa mas abre mão de exclusividade absoluta

Globo renova com a Fifa para direitos de transmissão para Copa de 2026 porém abre mão de exclusividade absolutista para pagar menos.

por Micael Constantino, em 24/11/2022

Globo renova transmissão da Copa de 2026 com a Fifa mas abre mão de exclusividade absoluta

A Globo renovou com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) até 2026, os direitos de transmissão da próxima Copa do Mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá. Com um diferencial que não ocorria desde 2002, a emissora abriu mão da exclusividade do campeonato em todas as mídias --TV aberta, TV por assinatura e mídias digitais. Com esse novo acordo, o conglomerado de mídia economizar milhões de dólares.

A Globo já havia deixado de ter exclusividade ano passado pela internet, o que permitiu que o streamer Casimiro transmitisse as partidas da Copa do Catar nos últimos ano. Com isso, Band e SBT, emissoras que transmitem Futebol, poderiam ficar com o caminho aberto para negociações.

Segundo apurações do Notícias da TV, do Uol, o novo acordo entre Globo e Fifa é semelhante ao que existe entre a emissora e o COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Olímpicos. A Globo possui um contrato longo, até 2032, para os direitos no Brasil, porém abriu mão da exclusividade na TV aberta e no digital.

A emissora aposta neste novo modelo porque deseja economizar milhares de dólares. O atual vínculo, assinado em 2015 pela quantia de US$ 90 milhões de dólares ( R$ 484 milhões de dólares na cotação vigente). Em 2020, a Globo entrou na justiça para suspender anuidade motivada pela crise econômica.

No ano seguinte, a emissora conseguiu renegociar as dívidas com a Fifa e regularizou os pagamentos. A parcela de 2022, foi paga no mês de junho. Em contrapartida, a Globo abriu mão da exclusividade do Mundial na Internet e deu espaço na televisão aberta para eventos que são fora do futebol tradicional, como a Copa do Mundo de Futsal e de Futebol de Areia.

Na Copa de 2026, a Globo será o principal parceiro de mídia da Fifa no Brasil, porém a entidade está livre para negociar diretamente com qualquer outra empresa que deseja transmitir os jogos. A Globo também não terá mais exigência de exibir todas as partidas possíveis no torneio. Se optar por transmitir todos, será por uma decisão interna e não estipulada em contrato.

Atualmente, se uma empresa de TV aberta ou TV paga desejar exibir as partidas da Copa não precisar mais negociar com a Globo. O negócio passa a ser diretamente com a Fifa. Isso pode facilitar a volta da Band que não transmite a Copa desse 2014; e da Disney, que comprou apenas os direitos dos melhores momentos, que não exibia os jogos ao vivo na ESPN ou Star+ desde o Mundial no Brasil.


Deixe o seu comentário