
A reprise de Terra Nostra (1999), atualmente exibida nas tardes da Globo, tem chamado atenção não apenas pela audiência estável, mas também pela drástica redução das aparições de José Dumont. Segundo levantamento publicado pela Folha de S.Paulo, cerca de 95% das cenas do ator foram eliminadas na edição atual da trama.
Na novela de Benedito Ruy Barbosa, Dumont interpretava Batista, comerciante que também trabalhava para Gumercindo (Antonio Fagundes), um dos protagonistas da história. Originalmente, o personagem aparecia com frequência em interações com o núcleo central, mas, na reprise, a Globo preservou apenas uma cena essencial para o enredo, exibida nesta semana.
Segundo apuração da Folha, a determinação partiu do departamento de edição da emissora, responsável por adaptar os capítulos antigos para o horário da tarde. A decisão teria como objetivo evitar críticas ou desgaste com o público, já que o ator foi condenado em 2023 por crimes relacionados à exploração sexual infantil.
Carreira interrompida por polêmicas
Dumont esteve envolvido em conflitos ainda nos bastidores da própria Terra Nostra. Durante as gravações originais, em 1999, o ator teria discutido com Benedito Ruy Barbosa por excessos de improviso nas falas de seu personagem, o que resultou na diminuição de sua participação. Desde então, ele não voltou a trabalhar em novelas escritas pelo autor.
Em setembro de 2022, Dumont foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por armazenar 240 arquivos de pornografia infantil em seus dispositivos móveis, além de ser acusado de manter relação com um menor de idade. No ano seguinte, foi condenado a um ano de prisão em regime aberto. À Justiça, ele negou os crimes, afirmando que os materiais seriam parte de uma pesquisa para seu trabalho como ator.
No mesmo período, Dumont estava escalado para viver um traficante de crianças em Todas as Flores (Globoplay, 2022). Com a prisão, foi imediatamente afastado da produção, e o papel passou a Jackson Antunes. Desde então, o ator não retomou trabalhos na Globo.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!
Leia também
Rita Guedes deixa elenco de 'Arcanjo Renegado' após cinco temporadas
Özge Özpirinçci retorna à Record como Karsu em 'Coração de Mãe'
Rodrigo Andrade reforça elenco de 'Amor em Ruínas' na Record
Record negocia quadro com Maitê Proença para quadro no 'Domingo Espetacular'
Davi Lacerda assume direção de 'Amor em Ruínas' após saída de Avancini
Globoplay encerra gravações de novela vertical com Lucas Lucco
RedeTV! escala João Kleber na faixa do 'TV Fama' no Carnaval
'Três Graças' supera 'Vale Tudo' e lidera menções nas redes
Daniela Beyruti avalia novo dia para exibição do humorístico 'Comédia SBT'
Christina Rocha reclama de decisão do SBT: 'Feliz não estou'
Rodrigo Simas assume papel de nobre turco em 'A Nobreza do Amor'
Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho celebram o samba no 'Fantástico'
Pablo e grupo Traia Véia são os convidados de Daniel no 'Viver Sertanejo'
Hugo & Guilherme e Pepê & Neném testam habilidades no palco do 'Programa Silvio Santos'
'Altas Horas' promove edição especial dedicada às marchinhas de Carnaval
Roberto Cabrini investiga denúncia de estupro em delegacia no 'Domingo Espetacular'