A Globo colocou a produção brasileira no centro de sua vitrine para 2026 ao apresentar um pacote de novidades que atravessa dramaturgia, esporte, jornalismo, documentário, cinema e realities. No painel “Globo: É Muito Brasil pra Contar”, realizado no Rio2C, a empresa destacou a ambição de transformar histórias nacionais em conteúdo para múltiplas telas e diferentes públicos.
A dimensão do plano foi resumida por Amauri Soares, diretor-executivo dos Estúdios Globo e da TV Globo. Segundo ele, a companhia trabalha com 200 projetos em desenvolvimento e cerca de 33 mil horas de conteúdo por ano, em um portfólio que reúne novelas, filmes, documentários e microdramas. A proposta apresentada foi reforçar o Brasil como tema, cenário, mercado criativo e destino das novas produções.
Nas séries, o Globoplay ganhou destaque com Emergência 53, produção premiada no Berlinale Series Market com o Studio Babelsberg Production Excellence Award. A obra tem participação especial de Fernanda Montenegro e elenco com Emílio Dantas, Jaffar Bambirra, Yara de Novaes e Ana Hikari. Heloísa Jorge e Valentina Herszage participaram do painel caracterizadas como suas personagens.
Outra aposta da plataforma é Jogada de Risco, série idealizada por Cauã Reymond e representada no evento por Juan Paiva. A estreia está prevista para julho no Globoplay. O projeto tem roteiro de Thiago Dottori, supervisão de Lucas Paraizo, direção de Bruno Safadi, produção de Isabela Bellenzani e direção de gênero de José Luiz Villamarim. O pacote de séries ainda inclui Verônika com K e novas temporadas de Pablo & Luisão, Arcanjo Renegado e Vermelho Sangue.
A dramaturgia diária também ganhou espaço. A próxima novela das sete, Por Você, teve imagens inéditas exibidas ao público. Prevista para o segundo semestre, a trama acompanha Bela, personagem de Sheron Menezzes, em uma história conduzida por uma maternidade inesperada. A novela é criada e escrita por Dino Cantelli e Juliana Peres, com direção artística de André Câmara e produção de Erika da Matta. O elenco reúne Amaury Lorenzo, Alinne Moraes, Thiago Lacerda, Renata Sorrah e Antonio Pitanga.
Os microdramas aparecem como parte da estratégia para experimentar narrativas mais rápidas e adaptadas ao consumo em múltiplas telas. Entre as novidades está Onde Está Ana Castela?, produção de 20 capítulos com gravações previstas para junho, no Rio de Janeiro. Ana Castela e André Luiz Frambach protagonizam a história, que também conta com Susana Vieira, Duda Batsow, Luellem de Castro e Victtor Hugo Maia.
Nesse mesmo eixo, o Globoplay prepara Então é Amor?, microdrama original estrelado por Arianne Botelho. A produção, criada por Gustavo Reiz, tem direção de Roberta Richard e produção da Formata. O elenco ainda inclui Micael Borges, Cristiana Oliveira e Carla Diaz, reforçando a aposta da plataforma em formatos curtos com apelo popular.
No cinema, a Globo apresentou títulos que ampliam sua atuação como coprodutora no mercado nacional. Entre eles estão Chorão, com José Loreto no papel do vocalista do Charlie Brown Jr., e Carolina Maria de Jesus, adaptação de Quarto de Despejo premiada em Cannes. Também foram destacados A Viagem, releitura da novela em novo formato, e Antártida, apontada como a primeira produção brasileira gravada em estúdio de produção virtual.
O Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo também prepara um longa estrelado por Anitta, que marcará a estreia da cantora como protagonista em uma produção da empresa. O projeto foi criado pela própria artista, tem roteiro de Juan Jullian e Renata Corrêa, direção de Fellipe Barbosa, produção de Juliana Kalil, produção executiva de Betina Paulon e supervisão artística de José Luiz Villamarim.
A lista de filmes ainda inclui dois projetos anunciados por Antonio Fagundes: Prova de Amizade e Dois de Nós. As produções estão em desenvolvimento no Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo e têm autoria de Gustavo Pinheiro. Dois de Nós parte da peça homônima atualmente em cartaz.
A proximidade da Copa do Mundo da FIFA levou o esporte ao palco do painel. Everaldo Marques, Denilson e Mari Spinelli apresentaram a estratégia de cobertura multiplataforma que integrará TV Globo, sportv, GE TV, Globoplay, redes sociais e creators. A proposta é acompanhar diferentes jornadas de consumo e ampliar a presença do torneio em formatos lineares, digitais e sociais.
Nos documentários, Pedro Bial destacou o gênero como forma de leitura do país e de seus personagens. A Globo exibiu imagens de Arquivos do Céu e Voepass 2283 - A Queda, além de apresentar Sócrates Brasileiro, série documental sobre o legado do jogador dentro e fora dos campos. A produção marca um reencontro entre Walter Salles e o Globoplay após Ainda Estou Aqui.
O jornalismo entrou na apresentação com foco na cobertura pré-eleitoral. Renata Lo Prete anunciou mudanças na programação: o debate será exibido mais cedo, logo depois do Jornal Nacional, e as entrevistas com candidatos serão atrações independentes. No primeiro turno, a condução ficará com César Tralli e Renata Vasconcellos; em eventual segundo turno, com Renata Lo Prete. A operação também incluirá g1 e GloboNews.
Entre os realities, Anitta foi confirmada na próxima temporada de Estrelas da Casa, prevista para agosto. A artista terá papel central na formação do próximo grupo musical do Brasil, compartilhando experiência em carreira, performance e desenvolvimento artístico. Já Herança em Jogo, original Globoplay produzido pela Formata, terá Rodrigo Faro como testamenteiro e Susana Vieira conduzindo missões em sua mansão.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!
Leia também
Tom Cavalcante recebe Rafa Brites e Joaquim Lopes no "Boom!"
Globoplay estreia "Minha Menina", drama turco sobre abandono e paternidade
Netflix grava suspense familiar com Marieta Severo e Alice Wegmann
"Angélica Ao Vivo" ganha segunda temporada no GNT e no Globoplay
Gustavo Mioto revela novo convite para atuar após novela da Globo
Demissão de diretor expõe tensão interna antes de estreias na RedeTV!
MC Carol fará estreia em novelas da Globo em "Quem Ama Cuida"
Rodrigo Bocardi fecha com SBT para jornal multiplataforma ao vivo
"Conexão" deve perder espaço em nova grade da GloboNews
Globo mistura nostalgia e interatividade em volta de "Você Decide"
Wagner Santisteban será vilão em novelinha vertical do Globoplay
Danilo Mesquita fará par com Gabriela Loran em filme do Globoplay
José Loreto entra em "Quem Ama Cuida" como aliado íntimo de Pilar
Maria Casadevall volta à Globo em série adulta do Globoplay
Wanessa Camargo se despede do "TVZ" com Priscila Senna e Lexa
Debates das Eleições 2026 terão parceria entre SBT, CNN, RedeTV! e outros