
A TV Globo está intensificando seu investimento na renovação e expansão do núcleo de roteiristas de novelas, com foco nas faixas das 18h e 19h. A estratégia inclui a supervisão de projetos por autores veteranos e o acompanhamento de novos talentos que vêm sendo formados nas oficinas da emissora.
Entre os mentores, destaca-se Ricardo Linhares, responsável por orientar dois projetos: um voltado para o horário das 19h, assinado por Juan Jullian (colaborador de Dona de Mim), e outro para a faixa das 18h, desenvolvido por Carla Faour e Julia Spadaccini, autoras da série Segunda Chamada.
Também retornaram à casa as experientes Ana Maria Moretzsohn e Glória Barreto, que exercem a mesma função de supervisão, apoiando outros roteiristas emergentes.
Formação de novos talentos
A Globo pretende retomar ainda neste semestre a oficina Cria Globo, realizada em 2023 e 2024, voltada à preparação de escritores para as diferentes faixas de novelas.
O treinamento de 2023 foi destinado à faixa das 18h e contou com nomes como:
- Renata Corrêa (Rensga Hits!);
- Martha Mendonça e Nelito Fernandes (Filhas de Eva);
- Jaqueline Souza e Renata Martins (Histórias Impossíveis);
- Wendell Bendelack (colaborador de Pega Pega, Cara e Coragem e Nos Tempos do Imperador);
- Cleissa Martins (colaboradora de Terra e Paixão).
Já o curso voltado às 19h, realizado no ano passado, reuniu Juan Jullian, Thais Pontes e Renata Andrade (Encantado’s), Zé Dassilva (um dos autores de Três Graças), Pedro Alvarenga, Renata Sofia, Michel Carvalho (Dona de Mim), Tarcísio Lara Puiati, Bíbi Da Pieve (O Tempo Não Para), Claudia Gomes (Deus Salve o Rei) e Letícia Mey (Elas por Elas).
Próximas estreias na dramaturgia
Na faixa das 18h, após a exibição de Êta Mundo Melhor!, estreia A Nobreza do Amor (título provisório), criada por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr..
Já às 19h, depois de Dona de Mim, será a vez de Coração Acelerado, escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento.
Caso receba sinal verde, o projeto de Juan Jullian deve entrar em produção no segundo semestre de 2026, sendo exibido logo após A Nobreza do Amor. O trabalho de Carla Faour e Julia Spadaccini está previsto para ser produzido após Coração Acelerado, também no segundo semestre do próximo ano.
Todas as obras passam por uma última etapa de avaliação antes de terem a produção confirmada.
As informações são da jornalista Anna Luiza Santiago, de O Globo.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!
Leia também
Cela Lopes assina contrato fixo com SBT e pode comandar o 'Sabadou'
Téo Pereira expõe traição de Ferette em 'Três Graças'
SBT transforma 'Bom Dia Esperança' de diário em semanal aos sábados
Rita Guedes deixa elenco de 'Arcanjo Renegado' após cinco temporadas
Özge Özpirinçci retorna à Record como Karsu em 'Coração de Mãe'
Rodrigo Andrade reforça elenco de 'Amor em Ruínas' na Record
Record negocia quadro com Maitê Proença para quadro no 'Domingo Espetacular'
Davi Lacerda assume direção de 'Amor em Ruínas' após saída de Avancini
Globoplay encerra gravações de novela vertical com Lucas Lucco
RedeTV! escala João Kleber na faixa do 'TV Fama' no Carnaval
'Três Graças' supera 'Vale Tudo' e lidera menções nas redes
Daniela Beyruti avalia novo dia para exibição do humorístico 'Comédia SBT'
Christina Rocha reclama de decisão do SBT: 'Feliz não estou'
Rodrigo Simas assume papel de nobre turco em 'A Nobreza do Amor'
Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho celebram o samba no 'Fantástico'
Pablo e grupo Traia Véia são os convidados de Daniel no 'Viver Sertanejo'