Programa motivou a criação de uma revista e linha de produtos esportivos na década de 90.
Tem coisas que existem há tanto tempo que as pessoas não questionam as origens, apenas acompanham as mudanças e olham para elas com certa nostalgia, sem mesmo saber como eram a princípio. Esse pode ser o caso da novela Malhação. Você pode se lembrar de quando acompanhou a vida escolar de personagens como Cabeção ou a trajetória da Vagabanda, mas já parou para pensar o que isso tem a ver com malhar? Para explicar melhor, é preciso rebobinar a fita até o meio da década de 90.
O ano era 1995 e, a novela que acabou 27 anos depois, surgia no fim das tardes da Rede Globo. Nessa primeira temporada, o público é levado a um cenário em comum na vida dos personagens: a academia Malhação. O ambiente serve de encontro para o casal Isabela, interpretada por Juliana Martins, e Héricles, interpretado por Danton Mello.
O rapaz era um jovem do interior que acaba morando na academia, e a moça é uma bailarina, que namora o lutador de jiu-jitsu Romão, interpretado por Luigi Baricelli. O plano de fundo para todos esses acontecimentos acaba mudando ao longo das temporadas e dá lugar ao famoso colégio Múltipla Escolha, que situa várias outras tramas.
Outros grandes nomes
A novela também destacou a atriz Carolina Dieckmann como a vilã Julie, antes mesmo de outros papéis em que ela dificultava a vida dos protagonistas, como o de Leona, em “Cobras e Lagartos”.
Malhação também marcou a estreia do ator e apresentador André Marques, no papel do personagem Mocotó. Durante um dos episódios, o universo dos programas Video Show e Malhação se cruzou e o personagem Mocotó foi convidado para entrevistar os colegas da academia. Isso deu a André Marques a oportunidade de virar apresentador fixo do Video Show, conforme noticiado pelo portal Notícias da TV.
O enredo que trouxe todos esses nomes tinha como trilha sonora e abertura a música Assim Caminha a Humanidade, do cantor Lulu Santos. Em um dos episódios, Lulu fez uma apresentação ao vivo para os alunos da academia.
Curiosidades
A produção da novela informou em entrevista à Globo, publicada no site, que o enredo pretendia trazer as angústias e os dilemas de jovens e adolescentes. Para trazer diversos dramas, foram trazidos também protagonistas diferentes no formato de novelas norte-americano, mais conhecido como soap opera.
Na época em que Malhação fazia jus ao nome, os personagens eram desde marombeiros a pessoas que por acaso se viam envolvidas com frequentadores da academia. Essa narrativa tinha como objetivo trazer um humor leve, segundo informações do site Memórias Globo.
A novela, ou soap opera, trazia não só a rotina dos marombeiros, mas todas as tendências da moda de academia antes mesmo da era da alimentação pós-treino complementada pelo whey protein. Esses figurinos e acessórios eram trazidos em uma revista mensal com bastidores do programa e voltada para o público adolescente.
A Rede Globo informa que também houve uma linha de produtos da novela vendida de 1995 a 1999, a qual incluía roupas, sandálias e acessórios esportivos.
Especial de verão
Ainda com o enredo focado nos amantes de exercícios, em 1996, a novela lançou sua versão especial de verão. Essa etapa foi gravada no Hotel Fazenda Saint Moritz, em Teresópolis, e a mudança de cenário foi justificada por uma colônia especial de férias para os alunos da academia, que ocorreria no Rancho da Maromba.
Esse especial foi focado nos personagens da primeira temporada e serviu como uma espécie de transição para a fase dois da novela. Em meio às atividades físicas no Rancho Maromba, os protagonistas também arrumaram tempo para ir atrás de um tesouro misterioso, dentro de uma floresta.
Além do formato em temporadas, Malhação também trouxe outras inovações para novelas da época. Na quinta temporada do programa, a trama era exibida ao vivo e permitia ao público escolher como iam ocorrer partes da história, por meio de votações por telefone.
Foi a partir da quinta temporada também que a novela passou a trazer a vida dos personagens em cenários mais diversificados, como a casa deles.