O Planeta TV

Domingão com Huck: A História da História chega ao Globoplay

Documentário Original acompanha os bastidores da construção do novo dominical da TV Globo.

por Redação, em 04/03/2022
Publicidade

Foto: TV Globo/Divulgação

Durante 22 anos, o público se acostumou a receber Luciano Huck nas tardes de sábado, à frente do ‘Caldeirão do Huck’.  Foram muitos quadros e programas de sucesso ao longo de todo esse tempo: ‘Agora ou Nunca’, ‘Lata Velha’, ‘Lar Doce Lar’, ‘Soletrando’, ‘Saltibum’, entre tantos outros. Apaixonado por fazer televisão, o apresentador, nos últimos anos, se viu diante de novas possibilidades – entre elas, a de assumir as tardes de domingo da TV Globo, um dos horários mais concorridos da televisão brasileira. O que fazer, então? O original Globoplay ‘Domingão com Huck: A História da História’ chega ao streaming e mostra de perto, com olhar curioso e quase despercebido, os bastidores da vida de Luciano e os desafios da construção do novo dominical, que busca contar histórias, realizar sonhos, emocionar, divertir e se conectar com famílias de todo o Brasil, nas mais diferentes plataformas. 

Com direção de Guilherme Melles e Michel Coeli, o documentário acompanha a rotina e os bastidores da criação do ‘Domingão com Huck’, com os eventos pré e pós a assinatura do contrato mais importante da carreira do apresentador. Ao longo dos 90 minutos, o público também pode acompanhar Luciano desempenhando um outro papel, mais reservado, o de pai e marido, na intimidade de casa, com sua família.

Luciano destaca que o documentário tem três grandes propósitos: “O primeiro é mostrar um lado da TV pouco conhecido, que é o lado desarmado, de cara lavada, sem filtro, que não esconde as angústias e os percalços da produção. O segundo é reforçar nossa estratégia de explorar novos formatos de conexão com as pessoas, de ser um programa que vai de domingo a domingo, o que implica uma presença inteligente no ambiente digital e em plataformas de impacto como o Globoplay. O terceiro é reiterar, de peito aberto, nossa missão de ser um programa inspirador, que resgata o que o brasileiro tem de melhor, voltado para toda a família. E o documentário é também um modo de celebrar o crescimento expressivo da audiência e as conquistas de um time tão diverso. Todo ele comprometido em fazer um produto autêntico e responsável”. 

O longa ainda conta com depoimentos de Hélio Vargas, diretor artístico do programa, Clarissa Lopes, diretora geral, além do próprio apresentador e dos profissionais da equipe que foram essenciais ao longo de todo o processo. “O documentário é um registro muito interessante de um período importante para o programa e também para o time que estava lá trabalhando. Daqui alguns anos vamos assistir de novo e ver coisas que não observamos enquanto estávamos fazendo. Fico sempre curioso pra saber a reação das pessoas ao ver o que produzimos, espero que elas gostem!”, diz Hélio.

“A maior vitrine da TV brasileira”

“Eu gosto de fazer televisão. Gosto do processo todo, de escrever, de produzir, montar, editar, de ver pronto e de ver a reação das pessoas”, declara Luciano Huck logo nos primeiros minutos do documentário. O caminho do apresentador até o ‘Domingão’ não é óbvio, pelo contrário. Desde 2015, quando sobreviveu à queda de um avião que transportava sua família, Luciano passa a enxergar a vida e as oportunidades através de uma nova perspectiva. A gratidão e a vontade de retribuir se tornaram ímpeto para um novo desafio na vida do apresentador: percorrer os quatro cantos do país em busca de histórias inspiradoras e dar voz a pessoas e ideias que, por muitas vezes, não têm o protagonismo que merecem. Ressaltar a importância da cultura e a força da população brasileira são alguns dos seus principais objetivos. 

Eis que novos caminhos surgem para o apresentador, que passa a atuar não só na frente das câmeras, mas por trás delas também. Cada vez mais, Luciano parte em busca de dialogar com as mais diversas pessoas, de diferentes idades, regiões, profissões e condições socioeconômicas.

Quando Luciano anuncia a sua decisão de assumir o comando do ‘Domingão’, em julho de 2021, os desafios ganham uma nova camada, além do propósito pessoal, uma mudança radical em sua carreira como apresentador. Após 22 anos, Huck já sabe como cativar o público das tardes de sábado. Os domingos, entretanto, são “outros 500”.

Como desenhar esse novo programa? Sem nenhum manual de instruções ou fórmulas prontas de sucesso, Luciano e a equipe se deixam acompanhar pelas câmeras ao longo de todo esse processo. As reuniões, o planejamento, ensaios, os contratempos, erros e aprendizados: o documentário acompanha de perto toda a linha do tempo da construção do ‘Domingão com Huck’. Com olhar intimista e curioso, o filme mostra os bastidores da televisão de uma forma pouco explorada, com tomadas de decisões importantes, em momentos que o público em geral não acompanha.

"Todo mundo no Brasil conhece o Luciano, e o jeito que ele se apresenta na TV é muito verdadeiro. Então, é um desafio mostrar um lado ‘novo’ dele, um lado que a gente não conheça. O filme mostra muitos momentos inéditos, falamos sobre temas que Luciano raramente fala em público, acompanhamos momentos pessoais de angústia e dúvidas na vida dele. Mostramos bastidores de um programa da Globo de uma forma nunca vista antes. E o que queremos mostrar é a parte que ninguém vê da vida de uma das pessoas mais conhecidas do país e de um dos programas mais populares da TV brasileira”, conta Guilherme Melles.

Guilherme conta que o projeto é resultado de uma documentação que já vinha sendo feita pela equipe que trabalha com o apresentador: “Há alguns anos estamos filmando os bastidores da vida do Luciano nos mais diferentes momentos. Seja em família, nas atividades cívicas que ele participa, nas gravações por todo o Brasil ou em eventos pelo mundo. Ou seja, tínhamos muito material interessante em mãos. E, no meio do caminho, fomos pegos meio que de surpresa com o fim do ‘Caldeirão do Huck’ e o anúncio do novo ‘Domingão’. Nesse momento, ficou claro que tínhamos uma história muito interessante para contar e para amarrar os conteúdos dos últimos anos de filmagem. Documentar a criação do programa de televisão mais popular da TV brasileira, desde a primeira reunião até os primeiros programas, com acesso total à equipe, vendo (e gravando) as ideias nascerem, foi muito divertido e um privilégio gigante”.

Entre os bastidores curiosos do programa, Michel Coeli, também diretor do projeto ao lado de Melles, destaca alguns dos momentos marcantes da produção que foram captados. “O roteiro foi tomando forma conforme as oportunidades de narrativas, como por exemplo, no dia da estreia do Domingão, que aconteceria logo após o clássico Brasil e Argentina, interrompido por um fiscal da Anvisa. Um fato histórico que culminou na oportunidade de gravar os bastidores, revelando as tensões de se fazer um programa aos domingos da Globo”, conta ele.  

“O documentário é quase um diário de bordo da aventura que foi embarcar no ‘Domingão’. Mostra todo empenho, dedicação, as pessoas envolvidas para fazer um programa de televisão em poucos meses. A gente se diverte, mas o público poderá ver, também, muita dedicação, cuidado, responsabilidade e muito, muito trabalho nos bastidores”, define Clarissa Lopes, diretora geral do dominical. 

O ‘Domingão com Huck: A História da História’ é um documentário Original Globoplay, com direção artística de Hélio Vargas, direção de Guilherme Melles e Michel Coeli, roteiro de Camila Camargo, Guilherme Melles, Michel Coeli e André Fran e produção executiva de Barbara Maia.

Sobre o Globoplay         

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. O serviço reúne diversos conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só estão disponíveis online. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, GloboNews, Sportv 1, Sportv2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Na Tela, Megapix, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.


Deixe o seu comentário


Publicidade


Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Publicidade

Veja também

Publicidade