O anúncio da Globo sobre a reformulação do 'Conversa com Bial' marca o fim de uma era na programação noturna da emissora. Pedro Bial, que desde 2017 comandava o talk show em formato diário, migrará para edições semanais a partir de agosto de 2026. A decisão foi confirmada após a exibição de uma edição especial do programa, transmitida no último domingo, 21.

A mudança de estratégia resulta em uma estreia apenas no segundo semestre, após a realização da Copa do Mundo de 2026. O novo 'Conversa com Bial' ocupará as noites de terça-feira, às 23h30, na chamada segunda linha de shows, logo após a novela das nove. Em nota institucional, a Globo antecipou que o talk show trará inovações: "O Conversa mantém suas entrevistas e reflexões, que marcaram a trajetória do talk show, e promete ainda auditório, musicais e locações especiais".

O ajuste no calendário atende à necessidade de mais tempo para o desenvolvimento do formato reformulado. Inicialmente, a previsão era retomar o programa em maio, mas a emissora optou por postergar a volta para permitir ajustes e produção. Bial vinha externando desconforto com os horários avançados de exibição, que se intensificaram a partir de 2022 — naquele ano, a estreia da temporada chegou a ir ao ar às 3h da manhã, após uma prova do BBB, gerando protestos do apresentador e da equipe.

Com o reposicionamento do talk show, a Globo encerra um ciclo de 25 anos com entrevistas diárias nas madrugadas, tradição que teve início com o 'Programa do Jô', exibido entre 2000 e 2016 e conduzido por Jô Soares. Para o horário deixado por Bial, a emissora não planeja colocar outro talk show: a faixa será ocupada por reprises e conteúdos locais, disponíveis para as afiliadas interessadas em oferecer entretenimento próprio.

No cenário da TV aberta, a alteração consolida o 'The Noite', de Danilo Gentili, no SBT, como único talk show diário do gênero ainda em exibição nacional, indicando uma nova configuração no segmento de entrevistas nas madrugadas brasileiras.