A atriz faz sua estreia em novelas com personagem sensual.
"É a Juma!". A atriz Heloísa Honein passou a ouvir essa frase com frequência depois que Alanis Guillen surgiu como a protagonista de "Pantanal", de acordo com informações da jornalista Patricia Kogut, do O Globo.
Prestes a estrear em "Todas as flores", no Globoplay, ela comenta a semelhança:
— Quando eu estava fazendo teste para a Brenda de "Todas as flores", "Pantanal" começou a ir ao ar. Quando eu saía na rua, mesmo de máscara e boné, achavam que eu era a Alanis. Falavam que eu estava escondendo o rosto (risos). Na feira, gritavam: "Juma!". E eu respondia: "Gente, não sou eu". Teve uma vez que fui a uma sorveteria com uma prima e sentei de costas para umas meninas. Ela me falou que comentavam, mexendo no celular: "É ela, sim". As pessoas que saem comigo percebem. Em restaurante também acontece. Dizem: "Ah, é a cara dela". Eu acho a Alanis linda de viver, maravilhosa, politizada. Fico me achando linda também. Talvez eu possa parecer com ela, sim. Pelos olhos, eu diria, e pelo cabelo, que está grande. Mas eu nunca tinha pensado nisso. Só que realmente começaram a falar muito. É engraçado.
Na trama de João Emanuel Carneiro, ela interpreta uma moça que quer subir na vida e, por isso, acredita que o namoro com o músico Celinho (Leonardo Lima Carvalho) é o melhor caminho. O rapaz é filho dos sambistas Oberdan (Douglas Silva) e Jussara (Mary Sheila), que enriqueceram graças à música:
— Brenda é uma menina mulher, jovem mãe. Dona de si, abusada, corajosa, fala o que quer. Ela sabe que é bonita e gostosa e usa isso a seu favor. Ela quer vencer na vida. Deseja deixar sua família, não porque não goste dela, mas porque quer fama, luxo e ostentação. O Celinho representa isso para ela. Ele saiu da Gamboa (no Centro do Rio, onde Brenda mora) e teve uma ascensão na vida, foi morar na Barra da Tijuca (bairro da Zona Oeste da cidade). Ela vê nele a esperança de também conseguir. Não gosta dele, mas acaba conquistando um relacionamento. E, por ser cheia de si, desperta interesse dos homens ao seu redor. Isso vai acontecer com o sogro dela. E Brenda também se envolverá com Javé (Jhona Burjack), com quem foi criada.
A atriz explica que a composição da personagem foi uma tarefa desafiadora:
— Foi bem difícil. Quando eu lia os textos, pensava: "Como vou falar isso?". Ela tem uma autoestima, uma autoconfiança que nem chega perto da minha. Tem um figurino que eu não usaria. Quando comecei a estudar para a personagem, precisei dar uma fomentada no meu lado sensual. Todas nós temos, é questão de estimular. Me sinto empoderada, linda, gostosa e maravilhosa com ela.
Heloísa está conciliando as gravações com as aulas da faculdade de Artes Cênicas da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Ela, que tem 23 anos, começou a fazer testes aos 17 e já fez uma participação em "Malhação"