Breno Moroni foi escolhido pelo diretor Wolf Maya após dois atores terem recusado o papel.
Em comemoração aos 30 anos da novela A Viagem, o canal VIVA está reprisando a trama novamente, e, mais uma vez, existe uma curiosidade do público sobre o personagem Mascarado.
Usando uma máscara e comunicando-se por meio de mímica, ele chegou de mansinho e foi ganhando terreno. Primeiro virou amigo e confidente de Seu Tibério (Ary Fontoura), depois se aproximou de Carmen (Suzy Rêgo), sem revelar que tinha sido um ex-namorado dela.
Mascarado não mostrava seu rosto por conta de um acidente que o deixou desfigurado. Mesmo provando o drama pelo qual passou, Carmen sentiu-se traída por ter sido abandonada por Adonay, o verdadeiro nome do disfarçado, e o casal não teve um final feliz.
E você sabe quem interpretou Mascarado? Trata-se do ator e mímico fluminense Breno Moroni, que tem passagens pelo circo. Breno foi escolhido pelo diretor Wolf Maya após dois atores terem recusado o papel e viu o personagem crescer e ganhar popularidade.
"Eu me sentia como um super herói que andava disfarçado pelas ruas. As pessoas falavam de mim sem saber quem eu era", contou ele, atualmente com 70 anos.
O trabalho não foi a estreia de Breno na TV, que já tinha feito participações em novelas e minisséries, além de ter integrado a abertura de Champagne, folhetim exibido em 1983. Após A Viagem, ele fez Vira-Lata, O Clone e Kubanacan, entre outros. Hoje ele mora em Campo Grande (MS).
"A Viagem" tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos que julga responsáveis por seu trágico destino. Alexandre é um rapaz rico e desajustado que tenta roubar o cofre do escritório onde trabalha para quitar uma dívida. Pego em flagrante, ele se desespera e mata o tesoureiro da empresa. Seu irmão, Raul (Miguel Falabella), e o cunhado, Téo (Maurício Mattar), com quem o jovem não mantém boa relação, o entregam à polícia. Diná (Christiane Torloni), sua irmã mais velha, decide protegê-lo e, para isso, recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. Sua mãe, dona Maroca (Yara Cortes), apesar de sofrer muito com as atitudes do filho caçula, também fica ao lado dele. Sua namorada, Lisa (Andréa Beltrão), cansada do conturbado e inconstante romance, decide abandoná-lo. Ciente da gravidade do caso de Alexandre, Diná implora ao conceituado criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes) que cuide do caso, mas, amigo do tesoureiro morto, Otávio se recusa a defender o rapaz. Seu maior objetivo, inclusive, é colocá-lo na cadeia, custe o que custar. Alexandre é condenado e, sem esperança, comete suicídio na prisão.
Autoria: Ivani Ribeiro | Colaboração: Solange Castro Neves | Direção: Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias | Direção-geral: Wolf Maya Nº de capítulos: 160
A Viagem é exibida de segunda a sábado no VIVA em dois horários: às 12h e às 2h15.