O Planeta TV

Censura? Canal VIVA passará a editar os capítulos de novelas e séries

Erick Bretas - diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos Globo - defende os cortes de cenas.

por Redação, em 01/06/2023

Censura? Canal VIVA passará a editar os capítulos de novelas e séries

A produção do Canal VIVA passará a editar os capítulos de novelas e séries que serão exibidas em sua programação. A ideia é eliminar tudo aquilo que for considerado “politicamente incorreto” para os dias de hoje. A informação é do site Natelinha, do UOL, através do jornalistas Walter Felix e Sandro Nascimento.

Desde 2021, durante a reprise de "Da Cor do Pecado", o canal pago passou a exibir nos finais dos créditos das novelas, a seguinte mensagem: “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”. A trama tinha ações racistas e falas homofóbicas.

Atualmente, o Viva reapresenta Senhora do Destino (2004), que também contém diálogos polêmicos. Também estão no ar A Sucessora (1978), Bambolê (1988), Força de um Desejo (1999), Coração de Estudante (2002) e "Amar a Morte" (2018).

Erick Bretas - diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos Globo - afirma que os cortes não prejudicarão o contexto das obras e defende os cortes de cenas.

"Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do Viva e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea. Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023.”, explica Bretas.

O diretor ainda explica que, no momento certo, o Grupo Globo justificará a decisão: "Estamos estudando o assunto com muita responsabilidade, que é assim que fazemos as coisas aqui. E no momento certo vamos anunciar nossa decisão e os motivos que a orientaram.".

A decisão de editar as novelas não agradou parte dos internautas, que criticaram a emissora nas redes sociais: "Piada mesmo. Vocês já colocam aviso de alerta para costumes da época. Por que cortar então?", questionou um. "Queremos as produções em suas íntegras, não cortadas", reclamou outro. "Quem assiste tem noção que todas as obras reproduzem comportamentos do tempo em que foram produzidas. Censurar é um absurdo", escreveu outro.

Saiba quando estreia as próximas novelas do Canal VIVA

Confira a cronologia dos capítulos das tramas que serão reapresentadas.

"Escrito nas Estrelas" substitui "Força de Um Desejo" na faixa de horário das 15h30 e 23h45. A troca acontecerá a partir do dia 17/07.

"Corpo Dourado" substitui "Coração de Estudante" na faixa de horário das 12h40. A troca acontecerá a partir do dia 12/06.

"O Sexo dos Anjos" substitui "Bambolê" na faixa de horário das 14h40 e 0h. A troca acontecerá a partir do dia 19/06.

Confira, a seguir, a previsão de término das novelas do Canal VIVA:

Força de Um Desejo - 14/07/2023
Senhora do Destino - 24/11/2023
A Sucessora - 19/08/2023
Corpo Dourado - 19/01/2024
O Sexo dos Anjos - 30/11/2023
Escrito nas Estrelas - 29/12/2023

O Canal VIVA ainda não informou quais as obras substituirão "A Sucessora", em agosto, e "Senhora do Destino", no final de novembro.

A substituta de "Escrito nas Estrelas" deve estrear no dia 1º de janeiro de 2024. 


Deixe o seu comentário