Um dos maiores nomes da televisão brasileira, Boninho, está redesenhando seu futuro na indústria após sua saída da TV Globo no início de 2024. Agora atuando como empresário do setor audiovisual, ele tem gerado movimentações intensas nos bastidores de duas grandes emissoras: SBT e Record.
Diferente do que muitos imaginaram, Boninho não assinou contrato como funcionário do SBT, tampouco assumiu qualquer cargo fixo por lá. Na verdade, ele apareceu como representante da Inteligência Criativa, produtora fundada em parceria com o executivo Júlio Casares. A atuação dele, portanto, é como pessoa jurídica, modelo cada vez mais comum em mercados internacionais como EUA e Europa — e que começa a ganhar espaço no Brasil.
Esse novo formato permite que uma mesma produtora desenvolva projetos para diferentes emissoras simultaneamente, sem conflito contratual.
Acordos paralelos: SBT, Record e além
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, do Portal LéoDias, após fechar o licenciamento do The Voice Brasil com o SBT — uma jogada surpreendente por si só — Boninho agora está em avançadas tratativas com a Record. Fontes internas indicam que as conversas com a emissora de Edir Macedo já vinham acontecendo de forma reservada, mesmo durante as negociações com o SBT.
Além disso, existe a possibilidade de novas parcerias com outras redes, como a Band, ou até com plataformas de streaming, como a Netflix. O modelo de atuação da Inteligência Criativa é flexível e permite a criação de produtos sob demanda, adaptados ao perfil de cada canal.
Silêncio no SBT chama atenção
Durante uma coletiva do SBT na última quinta-feira (9), o nome de Boninho sequer foi mencionado — o que causou estranhamento entre jornalistas que esperavam confirmações mais claras. Quando questionada sobre o assunto, Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora, preferiu ser cautelosa:
“São três coisas muito caras na TV: direitos esportivos, produção de novelas e reality de confinamento. E a gente gostaria de fazer tudo”, respondeu, sem citar nomes ou projetos específicos.
E na Record? Boninho e Carelli podem coexistir
Caso o acordo com a Record se concretize, Boninho não substituiria Rodrigo Carelli, diretor responsável pelos realities como A Fazenda e Power Couple. A ideia da emissora é que ambos toquem projetos diferentes, sem interferência mútua. Boninho poderia inclusive liderar novos formatos, alguns já em desenvolvimento fora do radar da mídia.
O que esperar dessa nova fase?
Boninho pode trazer para a Record formatos de sucesso ou criar atrações inéditas, pensadas tanto para a TV aberta quanto para o streaming. A tendência são projetos híbridos, que atendam diferentes plataformas e públicos.
Esse movimento ousado mostra como Boninho está se reinventando fora da Globo e como sua produtora pode se tornar um dos principais polos criativos da televisão brasileira.
Comentários (1) Postar Comentário
Sem desmerece-lo, Boninho é um bom profissional, mas longe da genialidade do pai, Boni, o nome pesou mais do que seus méritos, nada demais.
Leia também
Record efetiva Dudu Camargo no 'Balanço Geral Manhã'
Aguinaldo Silva atribui resultado de 'Três Graças' à linguagem popular
José Loreto promete sedução e mistério ao viver Iuri em 'Quem Ama Cuida'
Patricia Abravanel recebe Mônica Iozzi e Marcela Monteiro no SBT
Cariúcha cai em pegadinha de João Kléber com falsa operação judicial
Cabrini revisita morte de PC Siqueira em reportagem do Domingo Espetacular
Maurício Mattar é escalado para a novela das sete 'Por Você'
Catia Fonseca é vista perto da Gazeta após SBT travar negociações
Letícia Colin foi pensada desde o início para 'Quem Ama Cuida'
Rodrigo Lombardi e Carolina Dieckmann surgem em foto de 'A Viagem'
Globo inicia testes para ‘Lá na Minha Terra’, nova novela das seis
Globo prepara cobertura integrada para a Copa do Mundo FIFA 26™
Globo lança ‘Quem Ama Cuida’ em festa luxuosa no Jockey Club de SP
'Quem Ama Cuida' une melodrama clássico e suspense no horário nobre
Quem Ama Cuida: Globo aposta em vingança e mistério na novela das 9
Paloma Poeta e Oscar Filho lideram equipes no 'Boom!' deste domingo