O Planeta TV

"América" será reprisada no Canal VIVA, a partir de novembro

A novela estrelada por Deborah Secco e Murilo Benício substituirá "Senhora do Destino".

por Redação, em 20/09/2023

Murilo Benício e Deborah Secco. Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

O Canal VIVA informa que "América" será a substituta de "Senhora do Destino", a partir do dia 27 de novembro na faixa das 23h.

A novela escrita por Gloria Perez e com direção geral de Jayme Monjardim e Marcos Schechtman terá a sua primeira reapresentação 18 anos depois de sua primeira exibição.

"América" fala da busca e realização dos sonhos através da história de amor de Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício), uma relação que remonta a outras vidas. Sol teve uma infância miserável no Rio de Janeiro e sonha morar nos Estados Unidos, onde acredita que terá uma vida melhor. Tião Higino, criado no interior do Brasil, quer ser um campeão de rodeios e, com o dinheiro, construir a casa que seu pai sonhava para a família. O casal vive momentos felizes até Sol ser comunicada de que está tudo certo para a viagem. Embora apaixonada por Tião, ela opta por embarcar em uma viagem ilegal aos EUA. Mas logo vê seu sonho se tornar pesadelo. Desiludido, o peão segue disputando torneios para realizar o desejo do pai, que lhe aparece em estranhos sonhos e visões, juntamente com um touro e uma mulher que não consegue identificar. Essas visões dão o toque espiritualista à trama. Ao longo da novela, Tião descobre que ele e Sol têm uma relação que vem de outras vidas.

Segundo depoimento no site Memória Globo, para desenvolver a história, o diretor Jayme Monjardim e a autora Gloria Perez colheram depoimentos de muitos imigrantes ilegais que se arriscaram na travessia México-Estados Unidos. Gloria Perez quis mostrar na trama como funciona o esquema ilegal, revelando não só os perigos da viagem, mas também como os imigrantes pagam caro pela travessia. 

"A ideia de América surgiu nos Estados Unidos. Eu estava de férias e passei por uma fila enorme, a fila da imigração. Cheguei no hotel e comecei a conversar com a moça do café, perguntar de onde ela era. Ela era cubana, tinha entrado clandestina nos Estados Unidos, deixado marido e filhos em Cuba, e não queria voltar, porque achava que ali teria uma chance. Conversei com outra que tinha vindo da Argentina, também tinha entrado clandestina, já era cidadã americana. E essas coisas foram me fascinando. Comecei a reparar como é forte essa coisa do sonho americano. O que as pessoas arriscam, o que elas jogam pro alto pra conseguir chegar lá, certas de que vão ter a chance que não tiveram. Então achei que tinha que contar essa experiência" - Gloria Perez, autora.

Jayme Monjardim deixou a novela um mês após sua estreia. A direção-geral ficou com Marcos Schechtman, que já assinava o cargo junto com Monjardim. Com a saída do diretor de núcleo, América passou por modificações. A música de abertura, a composição Órfãos do Paraíso, criada por Marcus Viana e cantada por Milton Nascimento, foi substituída pela versão de Soy Loco por Ti América, de Caetano Veloso, na voz de Ivete Sangalo. A trilha incidental da novela, também de autoria de Viana, deu lugar a músicas mais vibrantes. A personagem Sol, considerada muito chorona e suspirante, ganhou mais vitalidade e um figurino sensual ao passar a trabalhar como dançarina em uma boate de Miami. Sua motivação ganhou novos contornos: ela passou a precisar do dinheiro obtido nos EUA para viabilizar uma cirurgia do padrasto.

"América" foi um sucesso de audiência, só comparável à novela anterior, Senhora do Destino (2004), e a O Rei do Gado (1996). Bateu recordes no primeiro e no último capítulo, sendo considerada uma das novelas de maior audiência da história da TV brasileira.

América
Estreia: 27 de novembro, a partir das 23h
Exibição: de segunda a sábado, a partir das 23h, com maratona aos domingos, a partir das 19h.


Deixe o seu comentário