O Planeta TV

A tecnologia na construção do drama sobrenatural 'Desalma'

A série já está disponível no GloboPlay.

por Redação, em 23/11/2020

Foto: Divulgação/Globo

A atmosfera sobrenatural de ‘Desalma’, série original Globoplay que já está disponível na plataforma, chega para mexer com a imaginação do público. A narrativa e o ambiente da produção, combinados à identidade visual que marca a série, contam uma história envolvente e cheia de acontecimentos místicos. Misticismo que se transpõe do texto, também, com o apoio de recursos de tecnologia.

A equipe atuou desde a pré-produção, com o desafio de alinhar o planejamento de captação às locações. "Fizemos uma seleção de equipamentos pensando em como trazer o melhor resultado para a série. Além disso, a sincronia da equipe foi essencial para garantirmos que cada gravação atendesse às expectativas do diretor, levando em consideração o timing ideal de cada tomada e o nosso planejamento tático", explica Luis Otavio Cabral, gerente de tecnologia de Dramaturgia.

Ao todo, a primeira temporada envolveu 120 pessoas, 36 sets de filmagem e nove meses de trabalho, sendo quatro de gravações no Sul do país. Para os takes, a equipe abusou do jogo de iluminação, assim como do efeito fog (fumaça) e a busca por movimentos e transições mais fluidas - o que exigiu steadicams (estabilizador de câmera) de qualidade. A produção também contou com câmeras de alta sensibilidade que se complementaram a uma combinação de planos e posições diversas para entregar uma baixa latitude à série. Para destacar expressões ainda foram aplicados recursos de fill light, trazendo uma profundidade maior de campo e reduzindo o contraste de algumas cenas.

O resultado de toda essa produção foi um aprofundamento do clima de mistério, com imagens mais gélidas e contextualizadas dentro do gênero de terror.

Cássia Kis. Foto: Divulgação

Os efeitos visuais imersos em 'Desalma'

A pós-produção carregou um papel importante em 'Desalma', com o uso de efeitos sutis e capazes de acentuar os detalhes. "Para termos uma liberdade maior na pós-produção, a captação em altíssima qualidade foi essencial. Utilizamos efeitos já conhecidos, como o 3D e os recursos de computação gráfica, porém trazendo a roupagem ideal para as cenas. Já os efeitos físicos ajudaram a ampliar o trabalho da direção de arte, cenografia e maquiagem, e a parceria com Alexander Wurz - sound designer de produções como 'Dark' - garantiu uma maior amplitude e qualidade dos sons", completa Luis Otávio.

Os efeitos estão imersos em diversos momentos da série, de um simples desfoque de lente feito por geração de calor, até cenas recheadas de misticismo. Entre as tomadas mais marcantes estão as cenas da celebração de Ivana Kupala nas duas fases da história, que levaram quatro dias para serem filmadas com a participação de mais de 150 figurantes. A festa contou com uma fogueira de seis metros de altura rodeada por seis fogueiras menores, todas inseridas em um grande círculo de aproximadamente quatro metros de diâmetro, formado por mais de 100 tochas. O fogo também foi complementado através dos efeitos visuais e, no mesmo espaço, 210 lâmpadas de led iluminaram a árvore na locação.

Além disso, os efeitos - principalmente físicos - marcam outros acontecimentos importantes que antecedem a festa, como o desaparecimento dos porcos no abatedouro local - cujas filmagens contaram com o apoio de mergulhadores profissionais para os efeitos de flutuação -, um atropelamento marcante da série - com o uso complementar de computação gráfica - e as cenas envolvendo fenômenos sobrenaturais como as assombrações. Tudo isso levando em conta princípios essenciais de segurança não só para o elenco, mas para todo o set.

A técnica aplicada em 'Desalma' passou por experiências importantes - da parceria com Alexandre Wurz, até a escolha dos equipamentos de filmagem. Toda essa junção de texto, elenco, produção e direção, complementados pelo uso da câmera correta, juntamente aos efeitos visuais potencializadores, permitiu entregar uma obra completa e envolvente para o público, do começo ao fim.

Desenvolvida pelos Estúdios Globo, a série original Globoplay é criada e escrita por Ana Paula Maia com direção artística de Carlos Manga Jr. e direção de João Paulo Jabur e Pablo Müller.


Deixe o seu comentário