O Planeta TV

A partir de segunda-feira, clássico de Manoel Carlos está de volta no VPVDN

Edu (Reynaldo Gianecchini) se apaixona pela mãe Helena (Vera Fischer) e pela filha Camila (Carolina Dieckmann).

por Redação, em 05/09/2020

Foto: Jorge Baumann/TV Globo

Falta pouco para o universo envolvente de Manoel Carlos preencher as tardes da TV Globo. A partir desta segunda-feira, dia 7, 'Laços de Família' estreia no 'Vale a Pena Ver de Novo' junto das emoções finais de 'Êta Mundo Bom', nesta ordem de exibição. Ambientada no charmoso bairro do Leblon, Zona Sul do Rio, ao som de muita Bossa Nova, a trama começa no verão de 1999, com a sequência em que Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini) se conhecem durante uma batida de carro. Ela está indo para a praia, e ele, dirigindo contente seu novo veículo. Machucada, Helena é socorrida na livraria de Miguel (Tony Ramos), que imediatamente se interessa por ela. Médico recém-formado, Edu decide levar Helena ao hospital e a partir de então começa um clima entre os dois. O jovem a convida para sua festa de formatura e, durante o evento, Alma (Marieta Severo) percebe o interesse do sobrinho em Helena e o adverte: ela pode ser uma grande armadilha em sua vida. Nesse momento da trama, Camila (Carolina Dieckmann), que irá se apaixonar por Edu e atrapalhar o romance da mãe, estuda no exterior. Helena e a filha se dão bem e conversam com frequência.

Reynaldo Gianecchini conta que a gravação da festa de formatura foi um dos momentos mais marcantes para ele em toda a novela. "Estava iniciando na TV e, além do nervosismo que me acompanhava, todas as cenas giravam em torno do meu personagem, ele fazia um discurso...Fiquei completamente paralisado quando vi a Marieta e a Vera deslumbrantes com roupa de noite e o Copacabana Palace todo arrumado para as gravações", relembra o ator. Marieta Severo relembra que os embates entre sua personagem e Helena renderam momentos fortes durante toda a trama e comenta o comportamento de sua personagem em relação ao sobrinho. "Hoje em dia a gente diria que era um relacionamento tóxico. Não enxergo a Alma como uma vilã, mas ela não tinha a menor cerimônia em interferir na vida do Edu, em impor o que achava que era melhor para ele. Nutria uma relação um tanto maníaca com o sobrinho", acredita a atriz.

Após a festa, Helena decide que não quer mais contato com Edu e procura Miguel, cujo rosto se ilumina ao vê-la. A empresária se impressiona com a gentileza e o bom gosto do escritório do livreiro. "Manoel Carlos é um grande observador da vida cotidiana e um leitor de tudo o que é possível ler, além de um poeta. O Miguel representa esse universo do Maneco. A lembrança que mais ficou na memória do público em relação ao Miguel é a importância do incentivo à leitura e sua relação amorosa com a família", conta Tony Ramos.

Melhor amiga de Helena, Yvete (Soraya Ravenle) tenta especular sobre o estado civil de Miguel e aconselha a amiga a investir numa relação com ele. Mas Helena não resiste à paixão por Edu eles acabam se beijando dias depois. "Nunca esqueço das palavras que a Yvete dizia para a Helena. Sempre tinham a poesia do texto do Manoel Carlos. 'Laços de Família' foi a minha primeira novela e fiz outras depois, mas até hoje o trabalho na TV que mais comentam comigo é esse. Foi muito intenso estar no papel da melhor amiga da protagonista e, ao mesmo tempo, com uma trama própria forte com o marido Viriato", conta Soraya, referindo-se ao personagem de Zé Victor Castiel. Ao longo da novela o casal retratou a problemática da impotência sexual.

A história de Capitu (Giovanna Antonelli), um dos maiores destaques da trama, já começa a se desenvolver na primeira semana da novela. Incomodada com a rotina da filha, Ema (Walderez de Barros) manda Capitu cuidar de seu filho em vez de sair, e ela desmarca programas. Momentos depois, a jovem reencontra Fred (Luigi Baricceli) e os dois relembram os tempos de infância, enquanto Ema lastima com si mesma por eles não terem se casado. "A troca com a Walderez de Barros e o Leonardo Villar foi uma das melhores experiências que tive durante a novela. Eles foram fantásticos e generosos. Acho que por isso o momento que me marcou mais foi quando os pais descobrem que Capitu é garota de programa", revela Giovanna.

Outro grande sucesso de 'Laços de Família', Íris (Deborah Secco), chega na trama de mansinho, mas logo mostra a que veio. Em uma de suas primeiras cenas, a menina provoca a mãe, Ingrid (Lilia Cabral), e leva uma bofetada. Mais à frente na trama Íris leva uma surra de chicote, cena que está entre as mais marcantes nas lembranças do público e de Deborah Secco. "Essa e a cena da morte da mãe foram muito fortes de fazer, me recordo bastante. Outra cena que me marcou foi quando ela escreve Judas no espelho. Foram muitas cenas históricas e eternas que o público lembra até hoje", enaltece Deborah.

De volta a partir desta segunda, 07 de setembro, ‘Laços de Família’ é escrita por Manoel Carlos, com direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington. A novela traz ainda no elenco Alexandre Borges, Juliana Paes, Regiane Alves, Júlia Feldens, Flavio Silvino, Helena Ranaldi, Daniel Boaventura, Júlia Almeida, Henri Pagnoncelli, Soraya Ravenle, Zé Victor Castiel, Ana Carbatti, Luciano Quirino, Thalma de Freitas, Marly Bueno, Umberto Magnani, Xuxa Lopes, José Mayer, Paulo Figueiredo, Vanessa Machado, Juliana Silveira, Cynthia Benini, Claudio Gabriel, Arlete Heringer, Max Fercondini, Monique Curi, Leon Góes, Inez Viana, Paulo Zulu, Carla Diaz e Alexandra Richter, entre outros.

Comunicação Globo


Deixe o seu comentário