Profissionais performam cenas de alto risco e passam por rotina intensa de cuidados.
Papel essencial nas produções audiovisuais, os dublês são profissionais que trazem realismo, ação e emoção nas telinhas e nas telonas de todo o mundo.
Muitas vezes invisíveis aos olhos do público, os dublês são os profissionais responsáveis pelas acrobacias e outras cenas consideradas arriscadas, que poderiam trazer lesões aos atores principais, caso fossem executadas por eles.
Afinal, o que seria dos filmes de ação sem as cenas em que os personagens pulam de prédios, as fugas com carros em alta velocidade e cenas de explosão? E nenhuma dessas cenas seria possível sem esses profissionais.
A novela da Rede Globo “Cara e Coragem”, exibida entre 2022 e 2023, mostrou uma trama em que os personagens principais Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) eram dublês profissionais – e isso colocou em foco a rotina dos dublês.
Como é a rotina de um dublê
Repleta de desafios e muitos cuidados com a saúde, um dublê precisa passar por um treinamento físico intenso para garantir a prontidão para as cenas.
Na rotina de treino do profissional, há treinamento de acrobacias, já que muitos trabalham em cenas com artes marciais, ginástica e outras disciplinas para dominar os movimentos, os próprios ensaios das cenas e as reuniões com diretores, coreógrafos e outros membros da equipe técnica das produções.
Além disso, há os próprios cuidados com a saúde, com um acompanhamento médico intenso e uma rotina de dieta com monitoração de nutricionistas e nutrólogos.
A importância da saúde dos dublês
Sem os dublês, muitas produções audiovisuais não seriam possíveis. Afinal, são eles que ajudam a criar as cenas mais emocionantes e envolventes, dando espaço para os atores principais se concentrarem nas performances sem os riscos físicos.
Justamente por isso, os dublês precisam desse acompanhamento médico intenso. De acordo com o cardiologista José Perrota Filho, da equipe de cardiologia do Hospital São Vicente de Paulo, “situações extremas podem provocar hipertensão e aumentam o risco de arritmias cardíacas e doenças coronarianas, pois o estresse aumenta a liberação de hormônios e de citocinas”.
Nesse sentido, trata-se de uma profissão que precisa de mais reconhecimento da indústria cinematográfica, algo que já vem acontecendo em Hollywood nos últimos anos.
Além disso, é recomendado que os profissionais desse ramo procurem por seguro de vida e preços para contratar um seguro que garanta o seu exercício da profissão sem problemas futuros.