Confira as parciais das médias gerais dos folhetins em cartaz.
Das atuais novelas em exibição da TV Globo apenas a edição especial de "Mulheres de Areia" apresenta estabilidade. Nas últimas semanas, inclusive, a obra escrita por Ivani Ribeiro e estrelada por Gloria Pires tem apresentado índices significativos e chega a ficar apenas um ponto da inédita "Elas por Elas", em cartaz no horário das seis. Em outubro, até o momento, a média do folhetim é de 13,1 pontos, ante 16 do remake da história idealizada por Cassiano Gabus Mendes na década de 80.
Desde que trocou o "Se Joga", apresentado por Fernanda Gentil, por reprises de novelas, a TV Globo conseguiu recuperar a liderança e abriu uma boa vantagem sobre o "A Hora da Venenosa", quadro de fofoca do "Balanço Geral SP" (Record TV).
Confira, a seguir as médias das últimas edições especiais:
[2021] O Cravo e a Rosa - 14,0
[2022] Chocolate com Pimenta - 13,0
[2023] Mulheres de Areia - 12,4 (até o dia 19/10)
Em relação aos demais horários, a Globo voltou a registrar baixos índices na faixa das seis e das sete. "Elas por Elas" acumula a pior média; "Fuzuê" segue em queda e, por enquanto, só não é menos vista que a desastrosa "Geração Brasil".
"Terra e Paixão" ostenta uma média geral de 26 pontos, um acréscimo de 2 pontos em relação à "Travessia". A Globo, no entanto, esperava por números próximos dos 30 pontos, índice que conseguiu com "Pantanal".
Sucesso do GloboPlay e aposta da emissora no horário das onze, "Todas as Flores" conseguiu ofuscar o reality "A Fazenda", da Record TV. A novela, entretanto, não apresenta números expressivos e, alguns dias, registra menos que as exibições de atrações exibidas anteriormente na faixa, como o "No Limite" e a série "Rensga Hits".
Edição Especial: Mulheres de Areia - 12,4
Vale a Pena Ver de Novo: Mulheres Apaixonadas - 15,2
Elas por Elas - 16,7
Fuzuê - 20,5
Terra e Paixão - 26,0
Todas as Flores - 15,6
A substituta de "Elas por Elas" será "No Rancho Fundo", de Mário Teixeira e que já Bella Campos reservada para ser uma das protagonistas. Trata-se deuma comédia romântica ambientada no sertão da Paraíba. Relações familiares, constrate social, garimpo e contrabando de pedras preciosas, traição, enriquecimento, desilusões amorosas são alguns dos temas que serão abordados no roteiro.
No lugar de "Fuzuê" está confirmada a exibição de "A Vovó Sumiu", idealizada por Daniel Ortiz e com Arlete Salles, Nathalia Dill e Juliana Paiva defendendo as principais personagens. Na sequência virá "Conta Comigo", de Mauro Wilson.
Após o fim de "Terra e Paixão", prevista para o dia 19 de janeiro, a TV Globo colocará no ar o remake de "Renascer", historia criada por Benedito Ruy Barbosa no início da década de 90 e readaptada para os tempos atuais pelo autor Bruno Luperi. E em setembro de 2024 será a vez de João Emanuel Carneiro apresentar a sua nova história, que tem o título de "Mania de Você". O novelista apostará, novamente, em vingança como premissa. A trama girará em torno da rivalidade de duas chefs de cozinha.
A premissa de "No Rancho Fundo"
Na beira do riacho, perto da casa simples sem luz elétrica e água encanada, como tantas outras do interior do Brasil, Quinota, moça de Lasca Fogo, cidade fictícia no sertão do Cariri, sonha acordada em encontrar Marcelo, seu grande amor. Enquanto Quinota nasceu e foi criada em meio às galinhas, Marcelo viveu em Lapão da Beirada, cidade grande perto da região. O rapaz só aparece no sertão quando o assunto é trabalho e envolve as preciosas jazidas de pedras turmalina paraíba. Dois universos distintos que, ainda nos tempos de hoje, se caracterizam pelo contraste socioeconômico, onde a cultura e as tradições regionais desempenham papel fundamental na identidade da população. Um dia, enfim, o tão sonhado encontro acontece e incendeia de vez o coração da moça. Seduzida, ela se entrega a Marcelo. Em meio ao encantamento e ao flagrante de Zefa Leonel, mãe da jovem, surge um casamento forçado entre os dois. Afinal, numa cidade como Lasca Fogo, onde a honra de uma família fala mais alto do que os romances dos tempos modernos, a reputação de Quinota estaria arruinada sem a união oficial. A confusão dá início à história da próxima novela das seis, de nome provisório 'No Rancho Fundo', uma comédia romântica contemporânea que narra a trajetória de Quinota e sua família em meio às dificuldades do sertão, explorando o choque cultural e social da região com a metrópole.
Na trama, Quinota é do tipo que acredita no amor à primeira vista, ainda que passe por uma grande decepção: apesar de se comprometer com a união, Marcelo não quer saber de casamento, abandona a noiva e foge para a cidade grande. Diante de tamanha afronta, Zefa Leonel pega a filha e, juntas, saem em busca do homem em Lapão da Beirada, onde se deparam com um ambiente totalmente diferente do que estão habituadas, um cenário moderno e repleto de informação, contrastando com o meio rural e sem infraestrutura em que vivem. E como em uma boa comédia romântica, encontros e desencontros, golpes e farsas, grandes revelações e reviravoltas mudam completamente o rumo dos Leonel. Em Lapão da Beirada, Quinota volta a experimentar o amor, dessa vez com Artur, o verdadeiro mocinho da história.
A premissa de "A Vovó Sumiu"
Podem as diferenças de personalidade, o tempo e a distância física serem suficientes para acabar com uma família? Para a obstinada Frida Mancini, dona da gravadora Mancini Music, não. Com cinco netos que estão há anos sem se ver e são completamente diferentes entre si, ela sonha reunir novamente o clã - um desejo que compartilha com Vênus, a mais velha entre os irmãos. Confiante, Frida organiza um cruzeiro para celebrar seu aniversário e o de sua irmã gêmea, Catarina. Mas em meio a rusgas e armações, quando os netos não comparecem, ela embarca com a irmã e o sobrinho Hans. Seu sumiço durante a viagem é o ponto de partida para a próxima novela das sete, uma comédia romântica ambientada em São Paulo, que vai orbitar pelas alegrias, aventuras e disputas que marcam as relações em uma família brasileira. Com título provisório 'A Vovó Sumiu', por ironia ou não do destino, é o desaparecimento da avó que promoverá a união de seus descendentes. Ao ser dada como morta, Frida surpreende a todos com um testamento. Com diferentes motivações e necessidades, os netos - liderados por Vênus - vão encarar uma missão que transformará suas vidas: além de precisarem morar juntos, como nunca se interessaram pelo negócio da família, terão de reconstruir um lugar especial para o início da empresa. Ao final de um ano, se o desempenho dos irmãos não for satisfatório, a herança será entregue a Hans - sobrinho ambicioso que, junto com a mãe, Catarina, nunca mediu esforços para separar a matriarca dos Mancini dos netos.
A premissa de "Renascer"
José Inocêncio chega ao sul da Bahia prometendo sua vida ao jequitibá de uma fazenda praticamente abandonada: enquanto seu facão estiver fincado no solo, nenhum dos dois há de morrer. E é ali que ele vai plantar seu destino, sua vida, sua alma...como se fosse uma semente de cacau. Após a promessa, sua vida fica por um triz, mas nosso herói renasce e, com ele, toda a fazenda Jequitibá Rei, se tornando a maior produtora de cacau da região, apesar da epidemia de vassoura-de-bruxa ter prejudicado os demais produtores de cacau.
Esse é o início do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, readaptada para os tempos atuais pelo autor Bruno Luperi com direção de Gustavo Fernandez, ambos responsáveis pelo remake de "Pantanal". Aqui, temos um verdadeiro herói clássico que prospera e traz para a novela das 21h o "self-made man": ele tinha um sonho e um cacaueiro, e assim construiu seu império. José Inocêncio conhece Maria Santa, se apaixona, se casa com ela e acabam tendo quatro filhos. É no parto do cacula, João Pedro, que Maria Santa acaba falecendo e aí surge a espinha dorsal da história: um pai que culpa o filho, que, por sua vez, só quer ser amado.
A relação entre esse pai e esse filho é o cerne da história. Ainda mais quando Mariana aparece apimentando o drama. João Pedro e José Inocêncio se apaixonam pela mesma mulher.
A premissa de "Mania de Você"
Viola se muda para uma ilha em Angra dos Reis com o marido, o inescrupuloso Mavi, que vai trabalhar numa grande empresa de cibersegurança. Lá, Viola se torna melhor amiga de Luna, uma rica estudante de gastronomia. Viola se interessa por este universo e se mostra bem mais talentosa do que Luna. Desiludida com o casamento, Viola corresponde à paixão de Franco, o homem que Luna ama.
Dez anos depois, Luna está pobre, enquanto Viola se tornou uma chef de renome internacional. Luna pede ajuda à antiga amiga, que a emprega em seu restaurante. Luna, porém, sente que Viola está vivendo a vida que estava destinada a ela. Ora amigas, ora rivais, Viola e Luna irão se unir para destruir Mavi, que armou para prender Franco injustamente.