
A transformação no modo de consumir conteúdo vem remodelando todo o setor de mídia, e o impacto já se faz sentir nos principais veículos de jornalismo do país. A GloboNews registrou índices de audiência considerados traço em novembro na Grande São Paulo, um resultado inédito que escancara as dificuldades enfrentadas pelo canal diante do avanço das plataformas digitais. A expressão “índices traço”, no jargão da televisão, refere-se a números extremamente baixos, próximos de zero, fenômeno geralmente associado a canais com pouca penetração.
No mês passado, a GloboNews marcou apenas 0,07 ponto de média, a pior performance já registrada pelo canal na região desde sua criação. O dado representa uma diferença mínima de 0,01 ponto para a Jovem Pan News, que aparece logo atrás como vice-líder do segmento de notícias. Segundo números revelados pelo Teleguiado, o resultado evidencia que o processo de reestruturação interno da GloboNews ainda está longe de alcançar estabilidade.
O fenômeno da audiência traço na GloboNews não é isolado, mas reflete uma transformação profunda no comportamento do público. Com a ascensão de plataformas digitais que oferecem personalização, flexibilidade de horários e acesso instantâneo, o tradicional modelo da TV por assinatura perde cada vez mais relevância. O resultado é a migração de espectadores em direção à internet, onde o consumo de notícias e entretenimento é adaptado aos novos hábitos.
Esse movimento pode ser mensurado em números. Dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam para um encolhimento drástico do mercado de TV paga no Brasil. Em 2014, auge do setor, o serviço contava com 19,6 milhões de assinantes em todo o país. De lá para cá, houve uma perda de quase metade da base de clientes, totalizando uma redução de 9,5 milhões de consumidores em uma década.
A queda histórica na audiência da GloboNews e o colapso no número de assinantes da TV paga evidenciam a velocidade da revolução digital sobre os meios de comunicação tradicionais. Para os canais de notícias, o desafio agora é repensar estratégias e formatos para se manter relevantes em uma paisagem onde a internet dita as regras do jogo.

Comentários (3) Postar Comentário
Enquanto eles nantiverem comentaristas como Demétrio Magnoli e Joel Pinheiro ( dois desqualificados ) a tendência é só ladeira abaixo !
A estatística ora mostrada, para ter crédito deveria vir acompanhanda de todas as outras tvs pagas. Mentira! Carece do mínimo de números para ser real. O cidadão não é trouxa. A estatística certamente é...
Ninguém é louco de assistir GloboNews