Confira diferenças entre o novo instituto e o Ibope.
Os resultados do GfK para medição da audiência em maio apresentaram diferenças significativas na comparação com os dados da Kantar Ibope Media. Lançado no Brasil em razão do investimento de US$ 100 milhões realizado por SBT, Record TV e RedeTV!, o instituto alemão acabou por confirmar a ampla diferença de audiência entre a Globo e as demais emissoras.
A maior diferença entre os resultados das duas empresas ficou na comparação dos dados de Os Dias Eram Assim. No mês passado, a supersérie da Globo teve média de 17,5 pontos no Ibope e 22,1 na GfK, em medições relativas à Grande São Paulo.
A GfK também evidenciou diferenças em programas da Record TV e do SBT. O Rico e Lázaro, por exemplo, teve aumento de 5,2% na comparação com o índice do Ibope (10,1 e 9,6 pontos). Já Carinha de Anjo, apresentou audiência 8,3% maior na medição da empresa alemã: 10,4 pontos, ante 9,6 do Ibope.
Confira outras atrações que tiveram ampliação nos índices na medição da GfK:
- Fantástico (Globo): 22,2 no Ibope e 25,9 na GfK (aumento de 16,7%)
- Jornal Nacional (Globo): 30,8 e 33,3 (8,1%)
- A Força do Querer (Globo): 32,2 e 36,1 (12,1%)
Apenas uma das 21 atrações destacadas no levantamento de Daniel Castro (UOL) teve audiência maior no Ibope, o Domingo Espetacular. O programa da Record TV marcou 10,1 pontos na medição do instituto tradicional e 9,8 na GfK, uma queda de 3,9%.